Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais entrega 11º Centro Temporário de Acolhimento na Mooca

Inauguração do equipamento foi viabilizada graças à doação comodato com iniciativa privada.

A Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais deu importante passo na inclusão de pessoas em situação de rua ao inaugurar, nessa quinta-feira (08), o 11º Centro Temporário de Acolhimento (CTA), em São Paulo. A nova unidade atenderá 24h por dia e será mantido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Associação Nossa Senhora das Graças.

Lá, os conviventes poderão tomar banho, lavar as suas roupas, fazer as refeições (jantar, café da manhã e almoço), pernoitar, participar de cursos e de capacitações voltadas para autonomia, além de receber encaminhamentos para outras políticas públicas, por exemplo, o programa Trabalho Novo. Presente à inauguração, o prefeito João Doria destacou a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.

Para o secretario das Prefeituras Regionais, Claudio Carvalho, este é mais um CTA que traz a possibilidade de reinserir as pessoas em situação de rua na sociedade por meio de acolhimento, capacitação e trabalho. “São 420 pessoas que a gente pode ajudar a trazer a dignidade de volta”, complementou. O imóvel foi cedido, em regime de comodato, por 36 meses pela Gozzi Participações Ltda, que também doou a reforma e a adaptação do espaço que conta com dormitórios, cozinha, refeitório, banheiros, sala de treinamento, lavanderia, maleiro e espaço para carroças. O espaço também conta com área para cadeirantes, além de dormitório e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

A implementação desse equipamento também contou com doações de outras empresas da iniciativa privada como as Casas Bahia (linha branca), AOC (televisores), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (armarios e fogão industrial), Inac (computadores), Unilever e Procter & Gamble (kits de higiene pessoal), Caixa Econômica Federal (mesas e cadeiras) e a Fibratex (cobertores).

Rede de acolhimento
Neste ano, a Secretaria Especial de Investimento Social, viabilizou a implementação de 11 CTAs, todos em parceria com a iniciativa privada. Além do inaugurado nesta segunda-feira (4), há outro na Rua Prates (240 vagas de acolhimento 50 vagas de convivência), Anhangabaú (116 vagas de acolhimento e 50 vagas de convivência), Lapa (220 vagas de acolhimento e 50 para atividades diurnas), Brás (164 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), no Aricanduva (238 vagas de acolhimento e 100 vagas de convivência), Vila Mariana (120 vagas de acolhimento e 50 para atividades de convivência), o CTA Prates (156 vagas de acolhimento e 50 vagas para atividades de convivência), um no Butantã (188 vagas de acolhimento e 50 para convivência), um na Barra Funda (290 vagas de acolhimento e 50 para atividades diurnas), e outro em Santo Amaro com 170 vagas de acolhimento para homens e 50 vagas de convivência.

Outra novidade viabilizada pela Seis, foi implementação de quatro unidades de Atendimento Diário Emergencial (ATENDE), que prestam atendimento a dependentes químicos. Os equipamentos contam com dormitório, espaços de descanso, banheiros, refeitório e sala para atendimento social. São quatro unidades, sendo três na região da Luz e uma descentralizada no perímetro da Prefeitura Regional de Santo Amaro.