Praça Ramos de Azevedo passa por limpeza de pichações

Ações de zeladoria no símbolo ao compositor Carlos Gomes tiveram início na manhã de sexta-feira (24)

No último dia (24), logo pela manhã, as equipes de obras da Prefeitura Regional Sé deram continuidade nas ações da operação SP Cidade Linda com a limpeza de pichações do monumento a Carlos Gomes, na Praça Ramos de Azevedo. O local estava vandalizado e foi completamente revitalizado. Além da obra que fica ao lado do Teatro Municipal, o parapeito e as escadarias também receberam o tratamento de limpeza.

Os eventos de apresentação da operação SP Cidade Linda ocorrem sempre aos sábados pela manhã, mas todas as 32 prefeituras regionais estão nas ruas diariamente realizando todo o tipo de ação de zeladoria na capital. Para limpar a obra criada pelo arquiteto italiano Luis Brizzolara em 1922, uma homenagem da comunidade italiana ao Centenário de Independência do Brasil, foi preciso o uso de tanques de água, produtos ecológicos de limpeza e muita dedicação.

Inicialmente é feito o jateamento de água sob pressão no objeto a ser limpo. Em seguida, um produto ecológico que reage ao contato da tinta, mas não agride o patrimônio público e tampouco o meio ambiente, atua durante aproximadamente 40 minutos para depois ser removida. Deste modo, o mesmo procedimento é feito em todos os outros espaços que passarão pela revitalização.

 

De acordo com o coordenador de obras da Prefeitura Regional Sé, Mauro Martins, a intenção destas ações é mostrar uma São Paulo que estava escondida pelas pichações e do desleixo que foi entregue pela gestão anterior. “É um trabalho feito de forma criteriosa e precisa, que irá enfatizar a necessidade de continuidade desse trabalho durante os quatro anos da nova gestão”.

Conforme enfatiza o Prefeito Regional da Sé Eduardo Odloak, a limpeza é importante, mas preciso fiscalizar e contar com o apoio da população. “Nós iremos recuperar o monumento em poucas semanas e a questão da iluminação será reforçada em no máximo um mês. O monumento traduz a beleza do centro de São Paulo. É um ícone da região e ficou invisível para a população por conta dessas pichações. É por isso que necessitamos do apoio irrestrito de todo para a conservação do bem público. ”

A próxima ação da Operação SP Cidade Linda ocorrerá amanhã (25) a partir das 8 horas em São Miguel Paulista, Zona Leste, e contará com a presença do Prefeito João Dória e do Secretario das Prefeituras Regionais e Vice-Prefeito, Bruno Covas.

SP Cidade Linda
A operação São Paulo Cidade Linda é um mutirão de serviços regular e contínuo pelos próximos quatro anos, coordenado pela Secretaria das Prefeituras Regionais, para revitalizar áreas em todas as regiões da cidade, resgatando a autoestima do paulistano.