Aplicativo “Limpa-Rápido” ajudará prefeitura a monitorar serviços de limpeza e coleta na capital

Aplicativo possui informações completas de serviços de limpeza e coleta da capital

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Prefeituras Regionais, lançou na tarde de hoje (15), o Limpa-Rápido, aplicativo para smartphones e tablets que permitirá acompanhamento em tempo real da localização dos caminhões de coleta seletiva e domiciliar, além de permitir conferir a programação de datas e horários para coleta na região de cada usuário.

A aplicação tem funcionalidade para IOS e Android e mostra a geolocalização de todos os veículos de limpeza urbana e vai consolidar em números exatos, a quantidade e destino de coleta que são feito em cada situação, como por exemplo a coleta seletiva. A partir disso, os munícipes podem colocar o lixo na rua nos horários próximos à coleta. O Limpa-Rápido também envia mensagens das atividades do programa SP Cidade Linda e a operação Cata-Bagulho em cada bairro.

Qualquer pessoa poderá salvar seus locais favoritos, como casa, trabalho, escola e conectar com os respectivos horários de coleta de cada localidade. E ainda terá na palma da mão a opção de verificar a destinação de resíduos da cidade e notícias atualizadas sobre reciclagem.O objetivo da criação do aplicativo foi o de facilitar o acesso aos serviços de limpeza urbana, já que centraliza as principais informações das empresas responsáveis pelos trabalhos na cidade. E permitir que a população tenha uma nova relação de consciência com geração de lixo na cidade. O app está disponível para download na Playstore e Apple Store.
 

Apoio tecnológico
As novas aplicações online requerem que toda a cadeia geradora de resíduos na capital seja, além de monitorada, exige que todos esses processos estejam conectados. Para isso, não bastam apenas que os serviços de coleta e limpeza ocorram de forma exemplar, é preciso além. Foi pensando nisso, que outro problema crônico de limpeza urbana da cidade está com os dias contados.

No lançamento do Limpa Rápido, também foi divulgado o novo modelo de monitoramento eletrônico de caçambas da cidade de São Paulo. E vai exigir que a partir de agora, as empresas que prestam serviço de coleta e transporte de resíduos de construção civil (RCC) deverão adotar o sistema eletrônico de Controle de Transporte de Resíduos (CTR). Além de substituir o modelo convencional, que utiliza guia de papel, o controle online também permite a fiscalização por meio de georreferenciamento.

O principal objetivo da implantação do CTR eletrônico em toda a cidade, de acordo com vice-prefeito e secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, é garantir que o lixo gerado pelas obras seja encaminhado para o destino correto. “Em 2016, foram identificados mais de 3.700 pontos de descarte irregular na cidade. A população precisa saber a produção dos geradores, a quantidade recolhida pelas caçambas e o volume que os aterros recebem.”

A implantação e a fiscalização serão realizadas pela Secretaria das Prefeituras Regionais por meio da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana). Durante 30 dias, o uso dessa ferramenta será opcional e terá caráter educativo. Após esse período, os transportadores que não registrarem as coletas no sistema online estarão sujeitos a multas que podem ultrapassar R$ 1.500,00.

No documento eletrônico, será necessário informar o gerador dos resíduos (munícipe), o endereço de colocação da caçamba, o tipo de resíduo que será transportado e o destino final dos resíduos em local autorizado pelo sistema. Toda a ação deverá ser executada em até sete dias, sendo três dias estacionada na obra e quatro dias até a destinação.

Todos os dias são recolhidos 12 mil toneladas de lixo na cidade, com o trabalho de varrição e a coleta domiciliar. A capital paulista conta com 1.500 unidades de Ponto de Entrega Voluntária (PEV), 98 Ecopontos e cerca de 150 mil unidades de lixeiras espalhadas pelas ruas.