Córrego limpo para todos

Em parceria inédita, Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo se unem para mudar a atual situação dos córregos da Capital

 Na quinta-feira (17), governo do estado e prefeitura firmaram uma inédita parceria que ampliará o já consagrado projeto Córrego Limpo. As ações contam com o envolvimento da Sabesp, da Secretaria das Prefeituras Regionais, Secretaria de Estado de Saneamento e Energia, do Verde e Meio Ambiente e de Infra-estrutura Urbana e Obras. A parceria beneficiará aproximadamente 2,35 milhões de pessoas, em uma área total de 195 quilômetros quadrados da cidade.

“A Sabesp vai trabalhar em conjunto com a prefeitura, paraq que nossas ações sejam mais entrosadas e sincronizadas com a realidade da cidade. Isso dará mais dinâmica e consequentemernte trará melhores resultados para a população da capital”, afirmou o Dr. Paulo Massato, Diretor Metropolitano da Sabesp.

Com o objetivo de garantir o bem-estar da população, Governo do Estado e Prefeitura Municipal deram prioridade à recuperação dos córregos, rios e mananciais, preservando também recursos hídricos. É importante salientar que, - ainda que os córregos não sejam totalmente utilizados para o abastecimento de água, interferem diretamente nas condições de saneamento, e consequentemente, na saúde da população. Nas enchentes, por exemplo, as águas da chuva se misturam com os esgotos ainda não tratados, agravando muito os riscos e danos aos moradores das áreas atingidas, podendo transmitir doenças de veiculação hídrica e proliferar insetos e mau cheiro.

O Programa Córrego Limpo irá aprimorar os sistemas de esgoto sanitário no entorno dos córregos. Para isso, a Sabesp terá à sua disposição uma força-tarefa com serviços de prolongamento de redes, interceptores e coletores, além de aumentar as ligações domiciliares de esgotos e monitorar a manutenção das ligações já existentes.

Em breve, governo estadual e município irão anunciar as novas ações do programa e demonstrar os principais resultados à população.