Prefeitura de São Paulo lança campanha de combate ao trabalho infantil no Carnaval 2018

Objetivo é identificar a incidência de trabalho infantil durante as festividades

A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, lança de 10 a 13 de Fevereiro a campanha “Não deixe o Trabalho Infantil embarcar nesse trio”. O objetivo é assegurar o trabalho social de busca ativa e abordagem nas ruas, identificando nos territórios a incidência de trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação será realizada pelos Serviços Especializados de Abordagem Social às Pessoas em Situação de Rua. Além da conscientização nesta época do ano, o trabalho é realizado diariamente durante todo o ano.

A exploração sexual é uma grave expressão de questão social, sendo a pior forma de Trabalho Infantil, que acomete crianças e adolescentes em muitos municípios brasileiros, principalmente nas épocas de grandes eventos turísticos, entre eles, o Carnaval. Tais iniciativas em benefício do melhor interesse de crianças e adolescentes do nosso município ressaltam a relevância de parceria entre as instâncias da administração pública e da sociedade civil para sua realização.

Durante as festividades, 36 equipes estarão atuando nas regiões onde os desfiles acontecerão, sempre com foco nas crianças e adolescentes para abordagem e orientação. As equipes são formadas por orientadores, assistentes sociais, gerentes e setor operacional. A Prefeitura disponibiliza o serviço 156 para denúncias dos munícipes em relação ao trabalho infantil, violência, abuso e exploração sexual.

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social