46ª edição do SP Cidade Linda recebe mutirão de programas da Prefeitura

Ação foi reforçada com a integração de diferentes programas da administração, com a cooperação de oito prefeituras regionais

A região da Praça Brasil - Mãe Menininha do Gantois, em Itaquera, na Zona Leste, será a primeira beneficiada com as ações coletivas do SP Cidade Linda, que a partir desta 46ª edição conta com a integração de outros programas, como o Bairro Lindo, o Calçada Nova-Mutirão Mário Covas, além de reunir projetos de saúde, educação e de proteção aos animais.

“Todos os projetos da Prefeitura vão ficar debaixo do Cidade Linda, que passará a ser a grande matriz de zeladoria da cidade, com mais força e mais recursos. Os serviços serão feitos conjuntamente em regime de mutirão. Haverá uma quantidade maior de pessoas da Prefeitura, e também das prestadoras de serviço, e voluntários, que também podem ajudar e cooperar”, disse o prefeito João Doria.

A iniciativa contará com um verdadeiro mutirão das Prefeituras Regionais. Nesta ação, além da participação da regional de Itaquera, responsável pela área, as de Ermelino Matarazzo, Penha, Guaianases, Cidade Tiradentes, São Miguel, São Mateus e Aricanduva também vão auxiliar com equipamentos, produtos e mão de obra. Mais de 150 funcionários estarão envolvidos.

Esta edição também contará com a ajuda da comunidade, associações esportivas da região e dos frequentadores do Centro Esportivo José Bonifácio, por meio do programa Bairro Lindo.

Localizada na região do Conjunto José Bonifácio, na Zona Leste, a Praça Brasil – Mãe Menininha do Gantois é a principal do bairro. Possui pista de skate para a prática da modalidade street, área de caminhada, parquinho e equipamentos de ginástica.

Ao longo de toda a semana, a região da praça receberá serviços de limpeza e manutenção. As ações de corte de grama e poda das árvores já começaram. Também serão feitas pintura antipichação, das guias, instalação de bancos e lixeiras e o plantio de 440 metros quadrados de grama. O bolsão de estacionamento do local também receberá ações de tapa-buraco, demarcação de vagas e a inclusão de vagas para idosos e pessoas com deficiência.

Carreta - Dr. Saúde
No sábado (11), uma carreta do programa Doutor Saúde estará no local para atender a comunidade das 8h30 às 17h. A iniciativa é uma parceria do CIES Global para oferecer atendimento preventivo em diversas especialidades por meio de unidades móveis distribuídas pela cidade.

Serão distribuídas 60 senhas para a participação de homens e mulheres pelo Programa Médico Preventivo, que realizará exames como de glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar riscos cardíacos.

Outras 40 senhas serão distribuídas para a realização do exame “Sure Touch”, que faz um rastreamento de elevações das mamas com um equipamento eletrônico portátil, facilmente operado por um profissional de saúde capacitado e que não oferece riscos as pacientes.

Castração de cães e gatos
Em parceria com a Associação AMPARA Animal, começará neste sábado uma ação na região que prevê a realização de cirurgias diárias para castração de cães e gatos. Para agendar as cirurgias, os interessados devem comparecer previamente para receber as orientações necessárias para o procedimento. Neste agendamento, o animal não precisa estar presente.

Os atendimentos serão feitos em um ônibus totalmente preparado e equipado pela AMPARA Animal, de acordo com as exigências na resolução 2579, de outubro de 2016, do Conselho Regional de Medicina Veterinária, que normatiza os procedimentos de contracepção de Cães e Gatos em mutirões de esterilização no Estado de São Paulo.

Calçada Nova – Mutirão Mário Covas
Como parte da 45ª edição do programa Calçada Nova – Mutirão Mario Covas, serão revitalizados 100 metros quadrados do calçamento do Centro Esportivo José Bonifácio. O mutirão tem como principal objetivo promover a recuperação das calçadas ampliando a acessibilidade.

Bairro Lindo
A população interessada em atuar em prol da praça poderá participar das ações de zeladoria do programa “Faça Seu Bairro Lindo”. A iniciativa, lançada em maio deste ano, já realizou intervenções em toda a cidade com o auxílio de voluntários e equipamentos cedidos pelas Prefeituras Regionais.

Cidade Linda
Lançado no dia 2 de janeiro deste ano, o SP Cidade Linda é um projeto de zeladoria urbana criado com o objetivo de melhorar as condições da cidade e, assim, resgatar a autoestima do paulistano. O programa reúne um conjunto de serviços para revitalizar áreas em todas as regiões, em uma ação regular e contínua, que parte do Centro em direção à periferia da cidade.