Prefeitura automatiza processo de fiscalização das “multas de postura”

Alteração vai acabar com os talões físicos, dando mais agilidade, transparência e eficácia no processo. Novo sistema será integrado ao 156 e também possibilitará economia de papel

A Prefeitura de São Paulo começou a implementar um novo sistema de fiscalização na cidade. O SGF (Sistema de Gerenciamento de Fiscalização) acaba com os talões físicos das chamadas “multas de postura”, resultando em mais eficiência e eficácia no processo.

Atualmente, sem o SGF, um agente de rua leva cerca de 90 minutos para fazer a fiscalização com aplicação de multas, 45 para a emissão de multa no talonário e outros 90 para a instrução dos autos após retorno à Prefeitura Regional. Com o novo sistema, o levantamento das informações passa a ser automático e pode ser feito no próprio local da fiscalização. Os outros dois processos passam a durar, no máximo, 15 minutos.

As “multas de postura” são aquelas aplicadas pela Secretaria Municipal de Prefeituras Regionais, como em calçadas irregulares, alvarás de funcionamento, entre outros.

Além da agilidade, o SGF tende a diminuir erros de preenchimentos já que a instrução é feita seguindo processos automatizados.

O novo sistema também traz ganhos econômicos e para o meio ambiente, permitindo uma economia de cerca de 40 toneladas de papel/ ano.

Na prática, o SGF integrará cinco sistemas existentes hoje que não se conversam. Essa integração dará mais segurança para os agentes, para a prefeitura, e permitirá um constante monitoramento das ações. Ele foi pensado ainda em ser um grande banco de dados, permitindo a manutenção do histórico das vistorias, o acompanhamento sistêmico das ações, o levantamento das multas, entre outras modernizações que estão em análise para o futuro.

Outro ponto importante de ser mencionado no SGF é sua integração com o 156. Os chamados abertos com demandas da população irão automática para os setores de fiscalização de cada agente vistor. Isso dará agilidade ao processo e permitirá que a população acompanhe e tenha retorno da fiscalização automaticamente.

Tudo isso permitirá elaborarmos “Key Indicators” para avaliação de desempenho dos agentes vistories.

A implementação do sistema já teve início e deve estar em pleno funcionamento em cerca de 30 dias.