Prefeitura Regional Vila Mariana realiza plantio colaborativo de orquídeas neste domingo

Além do plantio de centenas de orquídeas, a ação homenageará a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, que hoje está com 96 anos

No próximo domingo, dia 9, um plantio colaborativo de árvores e centenas de orquídeas no Parque Ibirapuera vai homenagear a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, que hoje está com 96 anos. Organizado pelo Cades Vila Mariana e Agenda 2030 VM, com apoio da Prefeitura Regional Vila Mariana e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, o evento, que terá resíduo zero, vai proporcionar outras atividades ligadas à sustentabilidade e uma sessão de autógrafos. As mudas de orquídeas foram doadas pela população e por alguns parceiros. O plantio será realizado na alameda entre o lago e a Praça da Paz, nas proximidades do portão 8, a partir das 9h.

Nascida na Áustria, Ana Primavesi veio para o Brasil após a Segunda Guerra e se tornou uma das maiores especialistas em solos tropicais. Ela defende a ideia que a saúde do solo é pré-requisito para a saúde das plantas e, consequentemente, para a saúde dos homens. Portanto, é fundamental restabelecer o equilíbrio entre o solo e os seres vivos. Primavesi foi co-fundadora de várias organizações, como a AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e o MAELA (Movimiento Agroecológico Latinoamericano), e desempenhou um papel fundamental na construção da IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements) na América Latina.

Entre as atividades que serão realizadas de forma colaborativa estão: oficina sobre plantio e cuidados com árvores e orquídeas, troca de mudas, sementes, receitas e conhecimentos (sobre plantios, ODS, PANCS, bomba de sementes, compostagem, resíduos, segurança alimentar, ecobairro, abelhas sem ferrão e muito mais), bordado em folhas seca, pintura de plaquinhas com as crianças, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, origami, contação de histórias e dança circular.

Quem puder, pode contribuir levando escadas leves, tesoura sem ponta, borrifador, luvas para jardinagem, toalhas ou cangas, lanche para compartilhar e caneca. O evento é inclusivo e une a população e as instituições (públicas, privadas e terceiro setor) para a melhoria do espaço público e do meio ambiente, possibilitando aos participantes e frequentadores do parque a oportunidade de conhecer mais sobre os Cades regionais, a Agenda 2030, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de participar de diversas atividades de conhecimentos prático, educativo e profissional.

Parceiros confirmados até o momento:
Comunidade Dedo Verde - dança circular
Clarice Borian - bordado em folha seca
Decor Art - doação de orquídeas
Flores no Cimento - oficina de orquídeas e pintura de plaquinhas
Horta das Flores - oficina PANCs
Horta da Saúde - apoio e troca de conhecimentos
Instituto Biológico / SAA - doação de orquídeas
Instituto de Engenharia e Paisagem Consultoria Ambiental - placa de homenagem
Instituto Sorriso Sustentável - oficina resíduo zero
Keila Corrêa - oficina origami
Leo Stinghen - oficina brinquedos com recicláveis
Movimento Estadual ODS São Paulo - atividade ODS
Parque Ibirapuera Conservação - contação de história
Programa Ecobairro - oficina da semente à árvore, bomba de sementes e mapa afetivo
Semear Conhecimentos - troca de sementes, mudas e conhecimentos
Shopping Eldorado - doação de orquídeas
Sociedade Bandeirante de Orquídeas - doação e oficina de orquídeas
SOS Abelhas sem Ferrão - oficina abelhas sem ferrão
Vereadora Aline Cardoso - apoio na doação de orquídeas
Virada Feminina - apoio
Viveiro Madre Tierra - apoio