Novos termos de cooperação para adoção de praças são assinados em Pinheiros e Campo Limpo

Prefeituras Regionais fazem acordos para manutenção de áreas verdes

Com o apoio de empresas privadas, as Prefeituras Regionais Pinheiros e Campo Limpo assinaram novos termos de cooperação para a adoção e manutenção de áreas verdes. A partir destas assinaturas, os Incas irão receber manutenção periódica, melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas. Além disso, estão descriminados nos temos a zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

O Prefeito Regional de Pinheiros, Paulo Mathias de Tarso, enfatizou a importância na adoção das praças: “Fico muito feliz de estar adotando mais uma praça. Até o fim desta gestão, a meta é para que todas as praças da região sejam adotadas por munícipes ou iniciativa privada”.

“O Programa Adote uma Praça é importante por conseguir explorar e mobilizar a capacidade da comunidade de se apoderar, de cuidar do espaço público que o cerca. Aqui, em Campo Limpo, temos 240 praças, e precisamos dessa agilidade no processo para que mais pessoas consigam adotá-las, mantendo os locais como áreas de lazer para crianças e famílias. Junto com o Programa Faça Seu Bairro Lindo, auxilia na conscientização da população local de que o espaço público é dele”, disse o Prefeito Regional de Campo Limpo, Heitor Sertão.

Outras Prefeituras Regionais que já assinaram novos termos de cooperação foram:

Jaçanã/Tremembé (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/noticias/index.php?p=234668)

e Butantã (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/noticias/index.php?p=234855)

Santana/Tucuruvi (http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/noticias/?p=234864)

Adoção facilitada

Como o aprimoramento do programa “Adote uma Praça”, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante os quatro anos da gestão.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

História

Durante a gestão de Mário Covas no município (1983-1985), o projeto para a recuperação de praças plantou, em dois anos, mais de 100 mil árvores por meio de parcerias com entidades privadas. Já na época, as empresas eram responsáveis pela conservação do verde em áreas públicas em troca de publicidade. Ao todo, 346 organizações aderiram às parcerias, beneficiando 1,3 milhão de metros quadrados. Por fim, a Prefeitura realizou serviço de conservação de 6,5 milhões de metros quadrados de áreas verdes.

TERMO DE COOPERAÇÃO Nº 021/PR-PI/2017

TERMO DE COOPERAÇÃO QUE CELEBRAM A PREFEITURA DO MUNICICIO DE SÃO PAULO, POR INTERMÉDIO DA PREFEITURA REGIONAL DE PINHEIROS, COM O SR. HELIO SEIBEL, OBJETIVANDO A CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA PRAÇA DOS INCAS.

COOPERANTE: HELIO SEIBEL
OBJETO DA COOPERAÇÃO: CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DA PRAÇA DOS INCAS

ENDEREÇO DA COOPERAÇÃO: PRAÇA DOS INCAS ÁREA A SER COOPERADA: 600 m²

NÚMERO DE PLACAS/ADESIVOS INDICATIVOS DA COOPERAÇÃO: 01 (UMA)
VALOR ESTIMADO DA COOPERAÇÃO: R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais) mensais

PRAZO DE VIGÊNCIA: 36 (trinta e seis) meses

 

TERMO DE COOPERAÇÃO Nº 06/PRCL/17

COOPERANTE: PEOPLE STRATEGY CONSULTORIA EMPRESARIAL LTDA

ENDEREÇO: Rua Valdemar Blakauskas, 80 – V. Progredior - São Paulo

OBJETO DA COOPERAÇÃO: Praça Cidade de Leiria – V. Suzana ÁREA (m2): 7.160,00 m²

SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção periódica da área ajardinada e conservação da área

NÚMERO DE PLACAS OU ADESIVOS INDICATIVOS DA COOPERAÇÃO: 05 (cinco)

TAMANHO DAS PLACAS OU ADESIVOS: 60,00 cm (sessenta centímetros) de largura por 40,00 cm (quarenta centímetros) de altura e fixada a uma altura máxima de 50,00cm (cinquenta centímetros) do solo

PRAZO DE VIGÊNCIA: 36 meses, contados a partir da data de assinatura deste Termo