Prefeitura anuncia a revitalização do viaduto Santa Ifigênia

Viaduto na região central da cidade receberá serviços de zeladoria com apoio da iniciativa privada

 Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de São Paulo lançou mais um projeto de revitalização de um importante patrimônio da capital. Trata-se do viaduto Santa Ifigênia, situado no centro da cidade. O local receberá limpeza, repintura, nova iluminação e instalação de câmeras de monitoramento.

Participaram do evento: o Prefeito João Doria, o Vice-prefeito e Secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas, o Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloak, o Presidente da Sherwin Willians, Freddy Carrillo, o Presidente Executivo do Sindicato da indústria de tintas e vernizes do Estado de SP, Paulo César Aguiar, e o Diretor da Inova, Reginaldo Bezerra.

Em parceria com a iniciativa privada, o viaduto Santa Ifigênia também receberá a instalação de novos canteiros. A previsão para que este patrimônio histórico da cidade seja totalmente revitalizado é até o fim de outubro deste ano.

“Será um trabalho de grande porte, pois são nove mil metros quadrados. Trata-se de uma ação em uma área que está degradada e acreditamos que será um dos grandes movimentos de recuperação para a cidade. Quero cumprimentar ao prefeito por estar envolvendo a iniciativa privada para tornar essa obra realidade”, disse o Prefeito Regional da Sé, Eduardo Odloak.

Sobre o processo de nova iluminação que o viaduto está já recebendo, o apoio veio através de ILUME. O Departamento de Iluminação Pública da cidade de São Paulo é responsável por revitalizar a parte elétrica do local, que foi vandalizada e utilizada por moradores de ruas. Cabos elétricos estão sendo instalados, além de substituição de lâmpadas dos postes.

“A ideia é conseguir começar a obra na próxima segunda-feira (29). Ao mesmo tempo, estamos elaborando com a regional Sé para que não tenhamos problemas ou inconveniências durante as ações. Serão feitas em horários extremos para não haver prejuízo no fluxo de pessoas”, afirmou o Secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas.

Outra empresa que está contribuindo para a melhoria do local é a Inova. A empresa irá doar toda a mão de obra para que o viaduto seja restaurado. Essa restauração será dividida em três etapas através de 30 funcionários. A primeira etapa será a lavagem da estrutura metálica feita com água e detergente, além de escova para remoção de sujeiras. Serão realizadas lavagens sem pressão para que a substância saia por completo. Depois disso, será necessário utilizar massa plástica para fazer o nivelamento da superfície. Por último, no que diz respeito à pintura, o local receberá aplicação de tinta esmalte na cor da existente.

No total, cerca de 259 galões de 3,60 litros cada devem ser utilizados, material que será doado pela Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo).

O viaduto
Com 225 metros de extensão e 18,5 metros de largura, o viaduto Santa Ifigênia, segundo viaduto da cidade de São Paulo, foi inaugurado em 26 de julho de 1913 para ligar o centro novo ao centro velho, como já fazia o Viaduto do Chá.
O viaduto foi construído com 1.100 toneladas de ferro. As peças que compõe o estilo art noveau do viaduto vieram da Bélgica. Em 1978, foi entregue reformado e reinaugurado como calçadão, com peças da mesma empresa que havia fornecido as estruturas originais.