Prefeitura regional Butantã assina mais 9 termos de cooperação para adoção e manutenção de praças

Parceria entre iniciativa privada e prefeitura garantem espaços públicos com melhor manutenção e qualidade para a população

 A Prefeitura Regional do Butantã assinou, na última sexta-feira, nove novos termos de cooperação para a adoção e manutenção de áreas verdes. Com isso, esses locais passarão a contar com manutenção periódica, melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas, com o apoio de empresas privadas. Além disso, estão descriminados nos temos a zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

De acordo o prefeito regional Butantã Paulo Vitor Sapienza , há uma grande apoio de empresários que acreditam na cidade e na força da parceria com a nova gestão. “A nossa missão aqui é permitir que a população seja ‘empoderada’ e assuma o papel de protagonista, ao cuidar do bem público”, enfatiza Sapienza.

Adoção facilitada
Como o aprimoramento do programa “Adote uma Praça”, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante os quatro anos da gestão.
O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

História
Durante a gestão de Mário Covas no município (1983-1985), o projeto para a recuperação de praças plantou, em dois anos, mais de 100 mil árvores por meio de parcerias com entidades privadas. Já na época, as empresas eram responsáveis pela conservação do verde em áreas públicas em troca de publicidade. Ao todo, 346 organizações aderiram às parcerias, beneficiando 1,3 milhão de metros quadrados. Por fim, a Prefeitura realizou serviço de conservação de 6,5 milhões de metros quadrados de áreas verdes.

Confira os locais e os parceiros dos termos de cooperação

1- COOPERANTE: ARI Piestun
OBJETO DA COOPERAÇÃO: Área Publica Canteiro Central Av. Jose Horacio M. Teixeira/Av. Guilherme Dumont Villares. AREA (m2):208,81 m² (duzentos e oito e oitenta e um ) metros quadrados.
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção e Conservação da Vegetação da área.

2 -COOPERANTE: Condomínio Collina Parque dos Príncipes
OBJETO DA COOPERAÇÃO: Área Livre Municipal entre a Rua Cineasta e Alberto Cavalcante e Av. Escola politécnica sentido Raposo AREA (m2):2210,00 m² (dois mil duzentos e dez ) metros quadrados.
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção e limpeza da área, poda de arvore.
3- COOPERANTE: Soham Educação Terapêutica Eireli
OBJETO DA COOPERAÇÃO: Praça Desembargador Young da Costa Manso ÁREA (m2): 2.146,00 m² (dois mil, cento e quarenta e seis ) metros quadrados.
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção e limpeza da praça, revitalização de plantas rasteira e paisagismo.
4- COOPERANTE:M.A.de Lima ADM Comunicação e Marketing
OBJETO DA COOPERAÇÃO: Área Publica Praça Valdemar Ortiz AREA (m2):1665,00 (hum mil seiscentos e sessenta e cinco seiscentos ) metros quadrados.
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção e Conservação da Vegetação da área.

5- COOPERANTE: Condomínio Portal do Morumbi
OBJETO DA COOPERAÇÃO: Praça Publica- Área Publica (bico) entre a Rua Mal. Hastinfilo de Moura. AREA (m2) 70,83(setenta e oitenta e três) metros quadrados.
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção e Conservação da Vegetação da área.
6- COOPERANTE: Vr Ebtreposto de Decorações e Comercio Ltda
OBJETO DA COOPERAÇÃO: Canteiro Central Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo. AREA (m2):545,00 m² (quinhentos e quarenta e cinco ) metros quadrados
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção , limpeza e Paisagismo da área.
7- COOPERANTE: Roberto Kalil Issa
OBJETO DA COOPERAÇÃO: 2 Área Publica Rua Pasquale Gallupi com a Av. Geovanni Gronchi, alt: 3065. AREA (m2):831,89 m² (oitocentos e trinta e um e oitenta e nove ) metros quadrados.
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção e Conservação da Vegetação da área.
8- COOPERANTE: Paulino Silva de Melo
OBJETO DA COOPERAÇÃO: Praça Publica- Álvaro Martins Gerais Sevilha. AREA (m2) 2387,94(dois mil trezentos e oitenta e sete e noventa e quatro) metros quadrados.
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção e Conservação da Vegetação da área.

9- COOPERANTE:Motel Belle de Jour Ltda
OBJETO DA COOPERAÇÃO: Canteiro Central Av. Monsenhor Leite alt: do 4604 da Av. Pirajussara AREA (m2):323,64 (trezentos e vinte e três e sessenta e quatro) metros quadrados.
SERVIÇOS PROPOSTOS: Manutenção e Conservação da Vegetação da área.

Fotos: Alline Tolezano