Praças de São Paulo recebem doação da comunidade portuguesa

Região de Pinheiros e Vila Mariana serão as grandes beneficiadas. Monumentos e órgãos públicos também passarão por reformas

Através de doações de empresas portuguesas, a Praça Portugal, localizada em Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, e a Praça Armando Sales Oliveira, na região do Ibirapuera, Zona Sul, passarão por intensa revitalização, conforme anunciado hoje (04) na coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de São Paulo, pelo Prefeito João Doria e o Vice-Prefeito e Secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas.

É a primeira vez que a Prefeitura de São Paulo desenvolve programas de parceria com comunidades de imigrantes, e, até o momento, a que mais respondeu ao apelo da Prefeitura na importância de seus projetos foi a comunidade portuguesa, que através das empresas Cisa Trading, Empresa Construtora Brasil (ECB), do grupo Mota-Engil, e Teixeira Duarte, ajudarão a embelezar essas áreas importantes de São Paulo, além de investir em avanços tecnológicos.

A Praça Portugal faz congruência entre a Avenida Brasil com a Avenida Rebouças. Nela a comunidade portuguesa fará todo o trabalho de reformulação paisagística, iluminação, instalação de câmeras de segurança e instalação de uma escultura que será feita por um artista português selecionado em seu país de origem, fornecida pelo governo de Portugal, sobre o patrocínio da Cisa Trading, e instalada somente após a recuperação completa da praça que tem sua previsão de entrega em 30 de agosto.

Vizinha ao Parque do Ibirapuera, a Praça Armando Sales Oliveira, localizada de frente ao monumento Manuel da Nóbrega, receberá o patrocínio da EDP Energias que fará a retirada dos gradis, a recuperação de toda a parte paisagística, a recuperação da calçada, a iluminação e instalação das câmeras de segurança, além da limpeza de todo o monumento Manuel da Nóbrega que fica em frente à praça. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entrará na parceria retirando os gradis de sua lateral o que garante à população uma praça ainda maior.

“Fico muito feliz de poder estar aqui neste momento, neste instante, comemorando mais essas doações pra cidade de São Paulo, daqueles que compreendem a importância de um gesto social a favor, não do Prefeito João Doria, da Prefeitura ou de secretários, mas a favor da cidade de São Paulo, da população que daqui vive, de tantos imigrantes que pra cá vieram e fizeram São Paulo ser a cidade que nós vivemos no dia de hoje. Que acolheu gente do mundo todo, em especial os portugueses que descobriram, desbravaram, conquistaram, inauguraram e que agora continuam a ajudar a cidade em ações importantes como essa. Tenho certeza que esse é um dia memorável, que vai ser referência para que outras comunidades possam fazer algo parecido do que tem feito aqui a comunidade portuguesa, então é uma festa portuguesa, com certeza”, comemora Covas.

Não para por aí. O Theatro Municipal, localizado no Centro, também passará por reformas com a recuperação de toda sua fachada. Lá será feita uma limpeza completa de todo o imóvel na área externa com a remoção de pichações com hidrojateamento e detergente neutro em um processo que é executado com máquinas especiais para remoção de sujeira da superfície sem danificar a estrutura existente. Além de pequenas recuperações e intervenções sobre áreas que tenham quebraduras e rachaduras, e a instalação de câmera de segurança, placas de sinalização e monitoramento. Todo o investimento será em meio milhão de reais, patrocinado pela Empresa Construtora do Brasil, do grupo Mota-Engil. Essa recuperação será executada em duas fases: a primeira, da fachada frontal, até 10 de junho e a segunda, das duas fachadas laterais e posterior, até 10 de agosto. O processo de doação já foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, já está com a Secretaria de Justiça, portanto, os serviços já começam na próxima segunda-feira (08).

Segundo o Secretário de Cultura André Sturm, o Theatro Municipal será palco do encerramento da Virada Cultural trazendo como atração internacional o fadista português Camané, considerado uma das mais importantes vozes do fado contemporâneo.

A Biblioteca Mario de Andrade, também localizada no centro de São Paulo, e considerada a mais importante da cidade por seu histórico e por ser popularmente conhecida, também receberá patrocínio da EDP Em ergias com Instalação de câmeras, controles eletrônicos para o acesso, sensores de registro de quantas pessoas entram e saem e sistema de ar condicionado.

Foto: Alline Tolezano