Região de pinheiros recebe serviços de zeladoria do SP Cidade Linda

Eixo Faria Lima - Juscelino Kubitschek teve zeladoria intensificada

No último sábado (29), em sua 18ª edição, o Programa SP Cidade Linda chegou ao eixo Faria Lima – Juscelino Kubitschek intensificando os serviços de zeladoria, que já ocorrem durante a semana, com limpeza, tapa-buraco, pintura de guias, poda de árvores, jardinagem e revisão da sinalização, além de presentear as avenidas com 120 novas lixeiras.

O eixo compreende 2,3 quilômetros da avenida Juscelino Kubitschek, entre as avenidas Santo Amaro e Nações Unidas, e 4,6 quilômetros da avenida Faria Lima, entre as avenidas Pedroso de Morais e Hélio Pellegrino.
Juntamente do prefeito João Doria, e o prefeito regional de Pinheiros Paulo Mathias, Bruno Covas, vice-prefeito e secretário das prefeituras regionais participou do plantio de mudas e grama no canteiro central do cruzamento entre as avenidas.

“Para nós, da região de Pinheiros, essa iniciativa é extremamente positiva, pois conseguimos desempermeabilizar uma parte do canteiro central da avenida Juscelino Kubitschek trocando o concreto pelo verde. Sabemos que isso ainda não é o suficiente, mas é uma importante contribuição, tendo em vista que nossa cidade carece de mais áreas permeáveis.”, ressalta o prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias.

Toda a ação contou com o trabalho de 500 pessoas, 115 equipamentos e 5 equipes de jardinagem. 93 árvores ainda serão podadas pela Eletropaulo, devido à proximidade com a fiação elétrica. Já as ações de tapa-buraco serão realizadas primeiramente nas faixas de ônibus e, além disso, todos os 44 pontos de ônibus receberão manutenção com limpeza, remoção de cartazes e inclusão de adesivos com informações de linhas e itinerários.

Mas não é só isso. A iluminação da região passará por revisão e, se o Departamento de Iluminação Pública (ILUME) identificar a necessidade, troca de equipamentos danificados ou acréscimo de pontos de luz serão realizados. A recuperação de sarjetas e muretas será realizada por mais cinco equipes. E também será feita a limpeza de 125 bocas de lobo, bocas de leão e bueiros.

Ainda em relação à limpeza, as vias receberão dois equipamentos aspiradores e duas varredeiras mecânicas. No total, o programa também vai limpar 9 obras de arte e monumentos, são eles: O Ceifador, de Mathurin Moreau, localizado na Praça Professor Resende Puech; Homenagem ao Imortal Prefeito de São Paulo José Vicente de Faria Lima, de Luiz Morrone, e Testemunho, de Dolly Moreno, localizadas no canteiro central da Avenida Faria Lima; Monumento à Aldeia de Nossa Senhora dos Pinheiros, de Luiz Morrone, na Praça João Nassar; Monumento às Musas da Escultura e da Engenharia, de Galileo Emendabili, na Praça Luís Carlos Paraná; Monumento Víctor Raúl Haya de La Torre, de Miguel Baca Rossi, na Praça Haya de La Torre; Homem na Chuva, de Floreian Raiss, e Quadrúpede, de Crhistina Motta, ambas no Parque do Povo.

Semáforos, placas e sinalização horizontal serão checados e passarão por manutenção pela Companhia de Engenharia de Tráfego.
A próxima ação do programa SP Cidade Linda será realizada nas marginais Tietê/Pinheiros no dia 06 de maio.

SP Cidade Linda
A operação SP Cidade Linda é um mutirão de serviços regular e contínuo pelos próximos quatro anos, coordenado pela Secretaria das Prefeituras Regionais, para revitalizar áreas em todas as regiões da cidade, resgatando a autoestima do paulistano.

Fotos: Alline Tolezano