Reforma na Praça Oyeno garante mais acessibilidade

Parceira com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e prefeitura regional viabilizou obras de revitalização, para que a região da Zona Norte tivesse uma praça com percursos mais acessíveis

 As pessoas com deficiência agora possuem um novo local de lazer e descontração em São Paulo. A Praça Oyeno, localizada no bairro do Jardim Japão, Zona Norte da capital, ganhou reformas de acessibilidade no passeio público, facilitando a circulação de pessoas em cadeira de rodas, carrinhos de bebê e a todos os moradores locais. A iniciativa é da Prefeitura Regional da Vila Maria/Vila Guilherme em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

As obras foram iniciadas após pedidos de moradores quando o programa ‘Calçada Nova – Mutirão Mário Covas’ passou pela região, no dia 22 de janeiro. Técnicos da SMPED receberam algumas denúncias sobre as condições da Praça, alegando piso escorregadio, trepidante e instável: “Foi importante conversar com o prefeito João Doria e com o prefeito regional da Vila Maria/Vila Guilherme, Dário José Barreto, que visitaram o local e compreenderam a necessidade da reforma da passarela e os benefícios que trariam a região, como o acesso à Escola Estadual Imperatriz Leopoldina”, comentou o líder comunitário Severino Marques dos Santos, que há 16 anos solicitava intervenções no Parque.

A Praça ganhou uma nova passarela com especificações que seguem as Normas Técnicas de Acessibilidade (ABNT 9050/2015) com piso plano e nivelado, além de dois tubos de escoamento de água para evitar alagamentos e poças d´gua que atrapalhavam a circulação de pessoas.

O Coordenador de projetos e Obra (CPO) da Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme, José Paulo Martins Ruano, destacou o apoio da comunidade na intervenção da Praça Oyeno: “Buscamos proporcionar mobilidade em um ponto crítico do bairro, que é utilizado como acesso ao polo comercial da região. Por isso, ouvimos as orientações dos moradores e dos comerciantes locais que nos informaram alguns problemas, como acúmulo de água em dias de chuva, a declividade e falhas no solo”, explicou Ruano.

Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, agradeceu o apoio da Prefeitura e dos moradores da região: “Mostrar o compromisso do governo Doria e da nossa gestão com a questão da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência é fundamental. Temos que fazer uma sociedade para todos!”, disse Cid.