Capacitados e aprovados: moradores de Ermelino Matarazzo realizam curso de construção e conserto de calçadas

Curso de formação de construtores de calçadas e calçamentos contou com a participação de 50 inscritos, no sábado e domingo, no Jardim Keralux

Cerca de 50 moradores do Jardim Keralux, em Ermelino Matarazzo, participaram da 14ª edição do Mutirão Mario Covas. Além da tradicional presença do prefeito João Doria e do vice e secretário Bruno Covas, a ação do programa realizou uma parceria inédita com a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) para capacitar os moradores da região na função de construtores de calçadas e calçamentos, e assim ajudarem na recuperação de equipamentos públicos e também de imóveis particulares. Além da capacitação, o material utilizado para a recuperação das calçadas foi doado pelos associados da ABCP.

Um dos participantes do treinamento é moradora do bairro Keralux, Marilene Rodrigues, se sentiu feliz com a ação do mutirão e orgulhosa por ter participado do curso. Ela comemorou a participação da população da região neste tipo de proposta, e disse que o bairro necessita de cada vez mais melhorias, isso porque esteve abandonado nos anos anteriores. Segundo o prefeito regional de Ermelino Matarazzo, Arthur Xavier, a qualificação foi importante para a realização do Mutirão, já que também abordou temas como a regularização do passeio público, como altura, normas e acessibilidade.

“Iniciamos uma nova etapa do Mutirão Mario Covas, fazendo também calçadas privadas para a população que não tem condições de realizar o serviço, conseguimos doação de cimentos, materiais, areia, pedra, brita, além do curso de capacitação. Um movimento importante de resgate à cidadania, deixando ruas e calçadas mais bonitas, agradáveis e acessíveis, um grande trabalho liderado pelo prefeito João Doria.” afirmou Bruno Covas, secretário das prefeituras regionais.

Além dos serviços de recuperação das calçadas, o evento contou com conscientização sobre o combate à dengue e distribuição de ovos de páscoa.
Para realizar o evento, a Prefeitura recebeu 220 sacos de cimento da Votorantim , além de areia e pedras da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon). Antes dos moradores começarem a colocar a mão dana massa, foi realizado o levantamento topográfico das guias e sarjetas e o rebaixamento do leito carroçável no local.

“Temos o Programa Solução para Cidades, que visa colocar o cimento para iniciativas urbanas, que permite capacitar o morador. Este curso se trata de organizar a forma como irão trabalhar juntos e aproveitar o conhecimento que já possuem pelo Programa Calçada Nova – Mutirão Mario Covas.”, afirmou Valter Frigieri, diretor de mercado de Construção Civil da ABCP.