Projeto da Secretaria de Prefeituras Regionais capacita moradores a consertar calçadas

Prefeitura Regional de Ermelino Matarazzo receberá projeto piloto neste final de semana

 Após 13 edições, o Programa Mutirão Mario Covas - Calçada Nova inicia, neste domingo (09/04), uma nova etapa. Desta vez, o projeto contará com a parceria da iniciativa privada e a qualificação de moradores.

O objetivo agora é recuperar calçadas de responsabilidade de munícipes. No projeto piloto deste domingo, a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) vai qualificar moradores do Jardim Keralux, em Ermelino Mattarazzo, com a função de calceteiros. O curso, que acontecerá no dia 08 poderá ser colocado em prática já no dia seguinte, quando os moradores participarão de um mutirão para melhorar a calçada na rua Cândida Rosa, no trecho compreendido entre a Rua Bispo Martins e Córrego independência.

O material utilizado será doado pelos associados da ABCP, sendo, nessa etapa doação da Votorantim Cimentos, com 220 sacos de cimento, além da Abrecon (Associação brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), com areia e pedra.

A Prefeitura, por sua vez, já fez o levantamento topográfico das guias e sarjetas e o rebaixamento do leito carroçável no local.

De acordo com o vice-prefeito e Secretário de Prefeituras Regionais, Bruno Covas, o apoio dos moradores é fundamental para deixar a cidade mais bonita. “É mais uma atuação em conjunto desta nova gestão que vem dando certo e faz bem para a cidade. Nós da Prefeitura faremos a capacitação do pessoal, a iniciativa privada entra com a matéria prima e a população com a mão de obra. Ao final todos receberão certificado.”

Mutirão Mario Covas
O programa já passou por treze localidades em diversas regiões da cidade, como Lapa, Vila Prudente, Freguesia do Ó, Parelheiros, Perus, Cidade Tiradentes, Pirituba, Cidade Ademar, Aricanduva, M’Boi Mirim, Itaim Paulista, Vila Maria e Raposo Tavares. Em todos eles, a prefeitura forneceu mão de obra e material, contando com a ajuda da população, para recuperar as calçadas de órgãos municipais, sempre dando também acessibilidade.