Vacinação preventiva contra febre amarela tem início na Zona Sul

Moradores do Jardim Ângela devem procurar postos de vacinação. Confira a lista de locais.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo inicia nesta quinta-feira (21) a vacinação preventiva em alguns bairros da zona Sul da capital paulista. A medida cautelar acontece nos distritos de Jardim Ângela, Parelheiros, Marsilac e parte do Capão Redondo (apenas na área de abrangência da UBS Luar do Sertão), devido à proximidade com o município de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, onde foram confirmados 10 macacos com febre amarela a aproximadamente 4,5 km da divisa com São Paulo.

Ao todo, serão 38 postos de vacinação com funcionamento de segunda a sexta-feira (veja a lista abaixo, ou confira neste link). Para os moradores de áreas rurais de Parelheiros e Marsilac, haverá vacinação casa a casa. A meta da SMS é vacinar 500 mil pessoas neste trecho da zona Sul da capital.

É importante esclarecer que não há nenhuma epizootia confirmada nestes bairros; por isso, diferentemente da realizada na zona Norte da capital, a ação é preventiva, levando-se em consideração os corredores verdes na divisa com Itapecerica.

A SMS esclarece que não há, na capital, nenhum caso humano de febre amarela silvestre ou urbana confirmado adquirido no município de São Paulo.

Viajantes

A orientação para as pessoas que irão viajar para áreas de risco de transmissão de febre amarela no Brasil ou no exterior é procurar um dos postos de referência para viajantes no município. A recomendação é que a dose seja aplicada 10 dias antes da data da viagem.

O endereço das unidades de referência, incluindo os postos que emitem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, pode ser acessado neste link.

Locais de Vacinação Zona Sul (Por horário de funcionamento):