Prefeitura Regional M’Boi Mirim promove primeira reunião com a OIDAM

Ações de fiscalização e preservação foram os objetivos principais apresentados durante o encontro

Na última terça-feira (21) foi realizada a primeira reunião da Operação Integrada de Defesa Ambiental (OIDAM) na Prefeitura Regional M’Boi Mirim. Foram apresentados os principais problemas ambientais da região, como ocupações irregulares, invasões, e pontos viciados de descarte de lixo e entulhos. O foco do encontro foi discutir ações mais efetivas de fiscalização e punição para crimes ambientais.

Também entraram em pauta as dificuldades de algumas instituições de ensino ao lidar com vandalismo, e a necessidade de mais vigílias de segurança nos locais. As Áreas de Proteção Ambiental (APAs) também foram um tema recorrente na discussão, e a importância de se intensificarem o patrulhamento em tais regiões para inibir novas invasões.

Além de garantir maior intensidade no combate aos crimes ao meio ambiente, a GCM também apresentou um projeto de educação ambiental que pretende desenvolver nas escolas da região.

Estiveram presentes representantes da Secretária do Verde, Delegacia Regional de Ensino – DRE Campo Limpo, Empresa Metropolitana de Águas e Energia - EMAE, Telefônica Brasil, SOMA, Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos - Cobrape, Supervisão de Assistência Social - SAS, SEAB Mananciais, SEAB – DEAR Extremo Sul, CETESB, SPTRANS, CET, Sabesp e Autoridade Municipal de Limpeza Urbana – Amlurb, Clube Náutico Guarapiranga, Guarda Civil Metropolitana – GCM, GCM Ambiental, Polícia Militar – PM, e PM Ambiental.

A OIDAM

A Operação é formada por titulares das secretárias, por organizações públicas e privadas, organizações não governamentais e representantes do comércio da região.

As reuniões da OIDAM serão mensais e sempre com foco na apresentação de ações permanentes e esforços para defender e preservar o meio ambiente na região de M’Boi Mirim.