Comunidade se reúne para revitalizar escadaria através da arte

As escadarias são importantes vias de acesso e grandes soluções para regiões de vales como o Jardim São Luís. Muito além de meios para o direito inviolável de ir e vir, as escadarias se tornaram também espaços de cultura e lazer

No Jardim Monte Azul, no final de 2013, uma escadaria em particular ganhou destaque e elogios por parte dos moradores da região. Trata-se do acesso entre as ruas Domingos Marques e Xavier de Abreu.

Em mutirão idealizado pelo coletivo Revitarte, o escadão − que faz parte do trajeto para escolas e creches − teve suas paredes grafitadas, com mosaicos e reparos nos degraus. Durante a ação, o grupo teve o completo apoio dos moradores, que forneceram água, luz, e até mesmo um espaço para servir de depósito de cimento. “Muitos deles até pediram para ter a parede de sua casa grafitada”, disse Patrícia Oliveira, integrante do Revitarte.

Com a finalização do projeto, alguns documentários foram exibidos em um telão no próprio escadão. Um gesto simples, que concretiza o intuito da ação: a ocupação pela comunidade do espaço público. “O mais importante é a mobilização das pessoas e o carinho por parte dos moradores. Este é um espaço público e as pessoas estão conscientes que é necessário cuidar desse espaço”, completa Patrícia.

Atualmente, as árvores que obstruíam a iluminação na escadaria foram podadas e novos postes foram instalados.
 

Escadão revitalizado no Jardim Monte Azul - Foto: Márcia Brasil

Escadão revitalizado no Jardim Monte Azul -