Subprefeitura dialoga com manifestantes

Reunião aconteceu na subprefeitura e continuou na Secretaria Municipal de Transportes. Grupo comunitário será criado para acompanhar obras viárias da região.

A manifestação pela redução das tarifas do transporte público, que reuniu cerca de três mil pessoas em frente à sede da Subprefeitura M´Boi Mirim, no último dia 19, fortaleceu ainda mais o canal aberto para diálogo entre a atual gestão e a população em prol das tão sonhadas melhorias viárias na região. O subprefeito atendeu uma comissão de 12 integrantes do grupo popular, formado pelo Movimento Periferia Ativa, SOS Transporte M´Boi Mirim, Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e União Estadual dos Estudantes.

No encontro, os movimentos listaram suas principais reivindicações locais. Dentre elas a duplicação da Estrada M´Boi Mirim, construção do novo Terminal Jardim Ângela, reativação de algumas linhas de ônibus locais e intervenções viárias paliativas para maior fluidez do transporte coletivo na Estrada M´Boi Mirim. O grupo pediu ainda a duplicação da ponte do Rio M´Boi Mirim, próxima à divisa com o município do Embu-Guaçu.

A reunião continuou depois na Secretaria Municipal de Transportes, no centro da cidade. O secretário da pasta apresentou às lideranças do movimento os macroprojetos em curso para a região, como o Plano Viário Zona Sul, que prevê alargamentos da Estrada M´Boi Mirim, Avenida Guarapiranga, Estrada Guavirutuba, Estrada da Baronesa, Rua Agamenon, além de prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho.

Também estão no planejamento a construção do novo Terminal Jardim Ângela, que terá interligação com o metrô, e novos corredores de ônibus nas vias a serem implantadas junto ao complexo. Todas as obras já estão em fase de licitação e, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, tem previsão de início para o começo de 2014. Os investimentos totalizam cerca de R$ 2 bilhões. Somam-se a isso as obras já em andamento de canalização do córrego Ponte Baixa, onde será implantado um novo sistema viário de 3 km de extensão em paralelo à Avenida Guarapiranga.

“A região de M´Boi Mirim está virando um canteiro de obras e passará nos próximos anos por grandes transformações no transporte e no sistema viário como um todo”, afirma com entusiasmo o subprefeito Antonio Carlos Dias.

Ações imediatas
Durante a reunião na Secretaria Municipal de Transportes com os líderes do movimento, foram anunciadas algumas medidas paliativas para a melhoria do trânsito e transporte coletivo na Estrada M´Boi Mirim. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), com apoio da Subprefeitura M´Boi Mirim, vai implantar a partir de agosto, logo após as férias escolares, a faixa reversível de ônibus na via também no período da tarde. Ao mesmo tempo, está em estudo a criação de baias de ônibus e melhorias pontuais do pavimento na pista dupla ao longo do viário. Todas as ações visam o aumento de velocidade dos ônibus no corredor.

Ao final, foi viabilizada a proposta de criação de um grupo comunitário, a fim de acompanhar e fiscalizar todas as obras previstas na região. Os encontros deverão ser realizados trimestralmente na sede da Subprefeitura M´Boi Mirim e contarão com técnicos da SPTrans e CET.