Força tarefa reduz congestionamentos no corredor da Estrada de M’Boi Mirim

Cai de 70 para 20 minutos o tempo de percurso no corredor

Desde o dia 25/02, a Subprefeitura M’Boi Mirim coordena uma grande operação na Estrada de M’Boi Mirim com intervenções de melhorias no viário, visando diminuir o número de atropelamentos e acidentes e agilizar o trânsito.
A Estrada do M’Boi Mirim figura, atualmente, como uma das vias mais críticas da capital. De acordo com levantamentos da CET, a cada cinco dias, uma pessoa é atropelada nessa estrada. Em 2006, foram registrados 184 acidentes com vítimas e 84 atropelamentos.
Sob coordenação da Subprefeitura M’Boi Mirim e com apoio da Polícia Militar, a operação conta com a participação da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, SPTrans – São Paulo Transporte, Guarda Civil Metropolitana – GCM, Sabesp e Eletropaulo.
Ações implantadas:
- Fiscalização:
Objetivo: liberação das calçadas e ordenação do espaço público.
• Foram aplicadas 74 intimações para desocupação de áreas públicas e remoção de toldos fixos.
• 5 multas por anúncios irregulares
• 2 totens foram removidos
• 13 estabelecimentos foram intimados por estarem com veículos estacionados na calçada
• 4 estabelecimentos foram emparedados por falta de licença de funcionamento
• Foram realizadas 32 apreensões de mercadorias expostas sobre o passeio público (cabine de cartão telefônico, carrinhos de legumes, cavaletes de propaganda, bancas de doces e verduras, grades de carregadores e cigarros, cama beliche, colchões, máquina de assar frango, entre outras)
• Foram realizadas 26 demolições de construções sobre o passeio público (trailers, barracas, bancos e mesas de lanchonetes etc)
Serviços:
• Foram executados 8.350 m2 de conservação de áreas verdes; 97 m de reforma e construção de muros; 33 m de reforma e construção de passeio; 29 caixas de boca de lobo reformadas; 12,5 km de varrição, capinação e pintura de guias e sarjetas.
• 58,3 toneladas de entulhos foram retirados
• 6,85 toneladas de materiais foram recolhidos na operação cata bagulho
• 6.900 m2 de muros foram limpos com pintura anti-pichação
CET:
• Nesse período, foram aplicadas 1.783 multas de trânsito em veículos parados e em movimento (estacionamento irregular, dirigir falando ao celular, transitar no corredor de ônibus etc). Só entre os dias 10 e 14, duzentas e vinte e quatro dessas multas foram por invasão ao corredor.
• A fiscalização foi reforçada com 25 agentes de trânsito, 10 viaturas e 100 cones instalados para evitar que os veículos particulares invadissem o corredor de ônibus.
SPTrans:
• Equipes de fiscalização nas garagens e pátios dos ônibus para acompanhar a saída da frota e garantir que não tenha atraso.
• Antecipação de 15 minutos no horário de saída dos ônibus das garagens para garantir que as partidas dos terminais sejam realizadas no horário correto.
• Gestão na frota, com remanejamento de algumas linhas para empresas com maior capacidade de atendimento e reforço no número de veículos nas principais linhas.
• Reforço na fiscalização das paradas de ônibus, com 62 fiscais e duas motos percorrendo o corredor.
• Fiscalização e orientação aos micro-ônibus, com determinação para que trafeguem na pista da direita, liberando o corredor somente para os ônibus e deixando a pista do meio para os veículos particulares. Também foi intensificada a fiscalização para que o embarque e desembarque dos passageiros sejam realizados somente nos pontos determinados.
Primeiros resultados:
A SPTrans e CET registraram uma redução significativa no tempo de percurso no corredor de ônibus da Estrada de M’Boi Mirim. O trecho que, antes da operação, era feito em um tempo médio de 70 minutos, entre os dias 10 e 13 de março, o tempo foi reduzido para uma média de 20 a 30 minutos.
Veja o quadro:
Horário Antes do dia 10/03/08 10/03/08 11/03/08 12/03/08 13/03/08 14/03/08
6 às 7 h 31’ 35’ 29’ 32’ 26’ 25’
7 às 8 h 70’ 62’ 22’ 22’ 19’ 16’

Próximas ações:
• Reformulação da sinalização vertical e horizontal em toda a extensão da via. Serão instalados 1.000 tachões e 13.000 super tachões para impedir que os veículos particulares invadam o corredor de ônibus. Também serão instaladas 271 placas de sinalização. A instalação dos tachões e pintura das faixas começam a ser executas neste domingo (16).
• Nos trechos mais críticos, de acordo com levantamento da CET, serão instalados 900 metros de gradis de proteção para evitar que o pedestre transite fora da calçada.
• Construção de passarelas para pedestres.
• Duplicação da pista no trecho que vai do Hospital do M’Boi Mirim até a Rua José Alves da Silva. A obra já está sendo executada no trecho em frente ao hospital.
• Implantação e reforma de passeio público em toda a extensão da estrada. Quatro quilômetros de calçada já estão em construção.
• Ampliação do Terminal do Jd. Angela