Subprefeituras fecham 13 ferros-velhos

Mais de vinte estabelecimentos foram vistoriados por oito órgãos municipais e estaduais em cinco subprefeituras da cidade

Em ação coordenada pela Secretaria de Subprefeituras, uma força-tarefa envolvendo também a Secretaria de Estado da Fazenda e as delegacias Regional Tributária e Fazendária, além das polícias Civil e Militar, a Guarda Civil Metropolitana e a secretaria municipal da Habitação, fiscalizou hoje (18/07) ferros-velhos e desmanches de veículos.
Foram fiscalizados 26 estabelecimentos nas subprefeituras Freguesia/Brasilândia (zona Norte), Capela do Socorro e M’Boi Mirim (zona Sul), Aricanduva/Formosa e São Mateus (zona Leste).
Durante a ação, 13 estabelecimentos (4 em M'Boi Mirim; 4 em Capela do Socorro; 3 em Aricanduva, 1 em São Mateus e 1 na Freguesia) foram interditados por irregularidades; outros 8 foram autuados e intimados a apresentar documentação (2 em Aricanduva e 6 em São Mateus); 4 estabelecimentos (3 em Aricanduva e 1 na Freguesia) foram fechados pelo Contru por falta de itens de segurança. Dois locais estavam fechados na hora da vistoria, um na região da Freguesia e outro em São Mateus. Ainda na região da subprefeitura Freguesia 2 estabelecimentos foram multados, um pela Subprefeitura por documentação incompleta e outro por falta de alvará de funcionamento e por fiação exposta – esta última, por Contru/Sehab.
O principal objetivo da ação é o combate ao furto de cabos e condutores da rede de iluminação pública na capital paulista. Pelo menos 150 km de cabos da rede de fiação elétrica são furtados na cidade todos os meses, o que geram prejuízo de cerca de R$ 350 mil mensais.
A Secretaria de Subprefeituras realiza desde o início da gestão ações de fechamento em ferros velhos por falta de licença de funcionamento e/ou desvirtuamento de função. Até o momento, mais de 220 estabelecimentos foram fechados em toda a cidade.