Moradores do Parque Japão / Jd. Arnaldo recebem esclarecimentos sobre intervenções do Programa Mananciais

Cerca de cinqüenta famílias do Parque Japão (Jd. Arnaldo) estiveram na Subprefeitura M’Boi Mirim dia 29 de junho para receber informações sobre as intervenções do Programa Mananciais, da Secretaria de Habitação. Coordenado pelo Subprefeito de M’Boi Mirim e com participação do Coordenador do Programa Mananciais, o encontro teve o objetivo de esclarecer a comunidade e desfazer boatos a respeito da programação prevista para as obras nesse bairro.
De acordo com o Coordenador do programa, no total, mais de 60 mil famílias serão diretamente beneficiadas pelas ações da Fase 2 do Programam Mananciais. 28.581 dessas famílias são moradoras de favelas e 31.461 moram em loteamentos de baixa renda. As intervenções serão feitas em 81 áreas de risco iminente indicadas no Plano Emergencial, muitas delas são, inclusive, objetos de Ações Civis Públicas.
No caso específico da Favela Jardim Arnaldo, o programa abrange uma área de 34.053 m2, onde 542 famílias serão beneficiadas. As intervenções prevêem obras de contenção, drenagem, canalização, instalação de redes de água e esgoto e pavimentação de ruas e vielas. Para isso, serão feitas algumas remoções, relocações e reassentamentos de famílias.
O Subprefeito e o Coordenador do Projeto tranqüilizaram os moradores informando que, antes de iniciarem as obras, todos serão comunicados e orientados por meio de visita das assistentes sociais. As famílias que precisarem ser removidas receberão toda orientação e assistência necessárias. O Coordenador do projeto disse que ainda não há previsão para o início das obras nessa área. Afirmou, no entanto, que todas as obras previstas na Fase 2 do Programa estarão concluídas até 2012.