Unidades de Saúde do Campo Limpo e de M’boi Mirim comemoram o Dia da Árvore

Várias atividades ocorrerão ao longo do mês na região

Por Taynara Carmo

Marco ecológico da conscientização e preservação das espécies arbóreas, o dia 21 de setembro é a data escolhida para celebrar o Dia da Árvore no Brasil (que é comemorado no mundo em datas diferentes) por anteceder a chegada da primavera no país. Com os avanços do desmatamento em reservas ilegais e discussões a respeito da preservação da Amazônia nos quatro cantos da nação, a data ganha uma importância ainda maior.

Nessa esteira, por meio do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e da Organização Social (OS) Centro de Estudos e Pesquisa Dr. João Amorim (CEJAM) diversas atividades socioambientais serão realizadas no território da zona Sul para conscientizar a população da importância da preservação desse recurso natural tão valioso que contribui para a biodiversidade, ajuda a reduzir a poluição do ar, abaixar a temperatura, além de dar flores, frutos e sombra.

Mesmo em uma metrópole como São Paulo é possível, sim, manter a arborização, não somente por uma questão estética, mas porque as árvores trazem uma contribuição inegável ao equilíbrio do meio ambiente. O próprio Guia PAVS reforça as atividades de preservação ambiental: “Frente à importância da arborização para a construção de uma cidade saudável, o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, por meio de projetos socioambientais junto à comunidade, incentiva a expansão de áreas verdes e parques lineares, e contribui para a recuperação de espaços degradados”.

Atividades de conscientização e preservação das espécies arbóreas

No dia 22, a UBS Parque do Lago fará um plantio de ipê na praça próxima à UBS com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde. Um piquenique também será realizado com os usuários presentes na ocasião.

A UBS Alto da Riviera fará um plantio de árvores em domicílios de moradores do território, nos dias 20 e 22. Já a AMA/UBSI Parque Fernanda plantará árvores no dia 21 com a ajuda das crianças da comunidade local.
A praça da Santa Lúcia será revitalizada no dia 21 pela equipe da UBS Santa Lúcia. A ação, que será aberta a quem quiser participar, também contará com a pintura dos canteiros e plantio de mudas e árvores.

Desde o dia 18 de setembro, a UBS Jardim São Bento está realizando diversas atividades socioambientais no território, e as ações prosseguem até o dia 20, quando será realizado o plantio de ipê e jogos ambientais. Nesse mesmo dia, no período da tarde, a unidade fará um passeio ecológico com as crianças do CCA São Bento no Parque do Ibirapuera.

Confira a programação das UBS
 www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/upload/programubs.pdf