Setembro Amarelo - Mês de Prevenção ao Suicídio

Falar, quebrar tabus, superar estigmas e senso comum, alertar a população e conscientizar são tarefas cotidianas, mas, neste mês, ganham sentido especial: é o Setembro Amarelo, movimento para prevenção do suicídio.

Falar é a melhor solução! 


Setembro Amarelo é a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo como forma de prevenção. Iniciada no Brasil pela entidade CVV – Centro de Valorização a Vida em Setembro de 2014, desde então, onde locais públicos e particulares participam da ação iluminando fachadas na cor amarela.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.


Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. O que não se destaca é que, na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade, como o borderline.


Como identificar?
Há alguns sinais que podem ser identificados por familiares e amigos como sendo de risco, auxiliando no diagnóstico e, portanto, na assistência. Eles devem compreender que a depressão e o suicídio não são uma estratégia infantil da pessoa para chamar a atenção, nem frescura. Colegas de trabalho também podem e devem representar um ponto de socorro. Os empregadores precisam buscar informações e achar formas de acolher.


Desinteresse pelas atividades que sempre foram prazerosas, sentimento de inutilidade e de culpa, cansaço extremo, irritabilidade, dificuldade de concentração e de tomar decisões e até mesmo falta de higiene com o próprio corpo são comportamentos de alerta. A pessoa tende também a achar que é um fardo para seus amigos e sua família, pode ter baixa qualidade de sono e, ainda, perder ou ganhar peso.


Canais de Ajuda
CVV – Centro de Valorização a Vida
Ligue – 141 (24horas, todos os dias)
https://www.cvv.org.br

Cartilha - Como falar abertamente
http://www.setembroamarelo.org.br/wp-content/uploads/2017/08/falando_abertamente_sobre_suicidio.pdf