PR Lapa revitaliza oito pontos viciados de lixo e entulho em 2017

Além dessas ações, Programa Nossa Vila Limpa, no Jaguaré, recupera outros pontos

Um dos grandes problemas não só da Lapa, mas como de toda a cidade são os pontos viciados de lixo e entulho. Também conhecidos como “pontos de descartes irregulares” são locais onde a população descarta não só lixo doméstico e entulho, como também, móveis velhos, pedaços de madeira, aparelhos eletroeletrônicos e outros objetos inservíveis, que são recolhidos semanalmente pela Operação Cata-Bagulho da Prefeitura. Seja por falta de educação ou desconhecimento da lei, que proíbe esse procedimento, muitas pessoas acabam usando esses locais, que normalmente ficam em terrenos públicos baldios ou em calçadas com pouca circulação de transeuntes, para se livrar de um problema na sua casa e acaba o transferindo para toda a cidade, porque em épocas de chuva, muitas vezes a enxurrada leva esses objetos, que acabam entupindo bueiros e ocasionando inundações e até enchentes.

Para atacar esse problema a Prefeitura Regional (PR) Lapa, vem atuando em duas frentes, primeiro intensificando as operações de Cata-Bagulho, que acontecem todos os sábados, onde o cidadão pode descartar o material inservível nas suas calçadas no dia que o caminhão da Prefeitura passa para recolher o material descartável, inclusive lixo eletroeletrônico, que desde o começo do ano, em parceria com a cooperativa Coopermiti vem recolhendo objetos como pilhas, baterias de celular, aparelhos de som, televisores e computadores. A programação completa do ano do Cata-Bagulho da PR Lapa, com os locais e datas por onde passarão os caminhões está disponível no aqui

A segunda frente é a revitalização dos pontos viciados de lixo e entulho. Em parceria com a Inova, empresa terceirizada da Prefeitura responsável pela coleta de lixo na cidade, foram revitalizados no ano de 2017, oito pontos viciados, com a implantação de canteiros, nos seguintes locais: Rua Gomes Freire; cruzamento das ruas Domingues Rodrigues X Isaac Anes; Goncalo Madureira X Rua José Maria da Silva; Avenida Engenheiro Billings, n.ºs 116 e 207, Viaduto Pacaembu e Rua Faustolo, um no cruzamento com a Rua Tibério e outro com a Rua Sabaúna. Já neste ano de 2018, foram recuperados e devolvidos à população mais dois pontos de descartes irregulares: um no cruzamento das Ruas Carlos Weber X Carneiro da Silva e outro na Avenida Mercedes.

Além disso, um importante trabalho de educação ambiental tem sido feito já há algum tempo na Comunidade Nova Jaguaré. Trata-se do projeto “Nossa Vila Limpa”, que também recuperou dois pontos viciados de lixo e entulho: um na Avenida Torres de Oliveira e outro na Avenida Onófrio Milano, onde a população tem participado ativamente e ajudando a mudar sua realidade. O programa também implantou a coleta e disponibilizou uma caçamba comunitária, contribuindo pra mudança da realidade local.

É importante destacar que jogar lixo e entulho em vias públicas é considerado crime ambiental, sujeito à multa de mais de R$ 15 mil, em caso de flagrante. Também é importante lembrar que temos na nossa região, dois ecopontos para quem tem pressa de descartar seu material inservível e não pode esperar o caminhão do Cata-Bagulho. São eles: Eco Ponto Viaduto Antártica, Avenida Antártica, esquina com Rua Gustavo Willi Borghoff e Eco Ponto Vila Jaguara, na Rua Agrestina X Marginal Direita do Tietê.