Prefeitura Regional da Lapa faz limpeza em áreas afetadas pelas fortes chuvas

Comunidade do Sapo é interditada e recebe apoio da Secretaria de Assistência Social

Depois das fortes chuvas que caíram sobre a cidade, nesta terça-feira, dia 20, a Prefeitura Regional Lapa, que fica na Zona Oeste, uma das regiões mais afetadas pelo temporal, executou serviços de limpeza emergencial nas áreas afetadas. Tão logo a chuva deu uma trégua, no final da tarde, equipes da Supervisão de Limpeza já retiraram o lixo acumulado na Avenida Pompéia. Na Comunidade do Sapo, região da Barra Funda, onde ocorreu desmoronamento de barracos, a Defesa Civil permaneceu durante toda a madrugada e interditou a área. Moradores receberam colchões e kits de higiene pessoal da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Na semana passada foi realizado o corte do mato ao redor do córrego e a retirada dos resíduos no último final de semana. Ontem naquela área choveu cerca de 70 milímetros em duas horas, o que ocasionou a queda de uma ponte feita pelos moradores e atingiu as residências. Equipes da Inova (terceirizada da Prefeitura, responsável pela limpeza) estão no local desde as primeiras horas da manhã e já iniciaram os trabalhos no Córrego Água Branca, que circunda toda a Comunidade do Sapo.

Máquinas estão no local retirando o lixo acumulado dentro do córrego. Devido à complexidade da operação, que por questão de segurança, não pode ser feita próxima às ocupações irregulares de moradia, apenas a limpeza manual vinha sendo feita até então.

“Quero parabenizar o pronto e eficiente trabalho da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social no Córrego Água Branca, na Comunidade do Sapo. A região da Prefeitura Regional da Lapa foi a segunda com maior precipitação em um dia em que o índice de chuvas na cidade foi bem acima da média. Com o grande volume de água, o córrego transbordou e a correnteza arrastou algumas moradias que existiam na margem. Os profissionais dos dois órgãos estiveram no local durante toda a madrugada acolhendo e garantindo a segurança dos desabrigados. Registro meu agradecimento a todos”, agradeceu o prefeito regional Carlos Fernandes.

 


Ainda na madrugada equipes da Limpeza recolhem detritos jogados pela enxurrada


Operários fazem limpeza manual de boca de lobo na Rua Venâncio Aires


Todos os barracos da Comunidade do Sapo foram interditados pela Defesa Civil


Máquina retroescavadeira trabalha na margem do Córrego Água Branca