Cades Lapa promove curso sobre Arborização Urbana neste sábado

Objetivo é capacitar pessoas a fiscalizar e acompanhar ações de plantio no território

 Com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), acontece neste sábado, dia 10, a partir das 13 horas, na EMEI Dona Leopoldina, Alto da Lapa, o curso “Arborização Urbana”. Promovido pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES) da Lapa, a iniciativa foi do Grupo de Trabalho de Arborização do Cades e a orientação técnica será dada pela engenheira agrônoma Priscila Cerqueira.

O curso pretende apresentar as boas práticas do Manual Técnico de Arborização Urbana, do Guia de Calçadas e do Mapeamento de Árvores da Cidade de São Paulo. É uma forma de capacitar a sociedade civil a acompanhar, fiscalizar e apoiar as ações de plantio. São Paulo conta com 650 mil árvores, das quais 26.745 se encontram na região da Lapa. Serão aulas teóricas e práticas, abordando a importância das áreas verdes na qualidade de vida da cidade e necessidade da manutenção e ampliação desse sistema.

O objetivo é orientar o aluno a reconhecer o patrimônio verde e garantir sua manutenção, de forma a não deixar o papel de “vilã” para a árvore. Serão abordados tópicos sobre a importância e como arborizar, além de questões fundamentais em um ambiente urbano, onde a árvore compete com o desenvolvimento acelerado. O Manual Técnico de Arborização Urbana é uma publicação da SVMA, que envolve no evento o Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Oeste 1 e o Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE). Além da Prefeitura Regional da Lapa, apóiam o curso Arborização Urbana, as entidades, Ecobairro, Muda Leopoldina e Praça Nova Lapa.

Serviço:

Curso: Arborização Urbana
Quando: Sábado, dia 10, das 13 às 18 horas
Onde: EMEI Dona Leopoldina, Rua Peribebuí, S/N.º - Alto da Lapa