Secretário da Pessoa com Deficiência vistoria calçada do Projeto Lapa 21

Além de conhecer as calçadas com acessibilidade, ouviu moradores em reunião

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Cid Torquato, participou na manhã da última terça-feira, dia 6, de uma vistoria técnica às calçadas contempladas com o Projeto Lapa 21. As obras de reconstrução e readequação das calçadas com acessibilidade no centro comercial da Lapa, que tiveram início em dezembro último já estão em estágio avançado e boa parte concluída.

Antes da vistoria, que contou também com as participações do representante da SPTrans, Tuca Munhoz, que também é cadeirante e idealizador do projeto, do prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes e da vereadora Soninha Francine, autora da emenda parlamentar que disponibilizou os recursos para a obra, que se estende até o Terminal de Ônibus Lapa, na Praça Miguel Dell’ Erba, junto à Rua Guaicurus. Antes da vistoria, foi realizada uma reunião com a comunidade na Biblioteca Mário Schenberg, na Rua Catão, n.º 611. Exatamente neste trecho da rua, começa o projeto, que além de reconstruir as calçadas, com padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), implantou piso tátil para deficientes visuais e alargou as rampas de acesso para cadeirantes. No último trecho vistoriado da obra, na esquina das ruas Catão e Roma, foi feita uma intervenção artística com letra de cordel, um trabalho do artista Stefano Luiggi Alberto Robustelli Lolli.

Tanto o secretário, como o representante da SPTrans e idealizador do projeto, aprovaram a obra e constataram que está bem mais fácil se movimentar nas calçadas reconstruídas. No grupo havia também um deficiente visual, que também aprovou a reforma e o piso tátil. Durante a vistoria, uma senhora também deficiente visual, disse que com o novo piso soube exatamente onde parar e aguardar a hora de atravessar a rua.

Mais sobre o Projeto Lapa 21
O Projeto Lapa 21 é uma parceria da Prefeitura Regional da Lapa com a SPTrans (São Paulo Transporte) e foi iniciado no dia 2 de dezembro com a construção de uma rampa de acessibilidade na esquina das ruas Catão e Clélia, próximo ao Hospital Sorocabana. O trecho completo de calçadas a serem revitalizadas com acessibilidade vai do Terminal de Ônibus Lapa, na Praça Miguel Dell’Erba, junto à Rua Guaicurus, até a Biblioteca Mário Schenberg, na Rua Catão.

 


Secretário Cid Torquato fala na reunião na Biblioteca Mário Schenberg, antes da vistoria às calçadas


Durante a reunião na Biblioteca Mário Schenberg, algumas dúvidas da população foram respondidas pelos agentes públicos presentes


Secretário Cid Torquato, Tuca Munhoz da SPTrans, técnicos e assessores da PR Lapa e comunidade vistoriam nova calçada da Rua Catão