Passado mais de um mês, mutirão de poda de árvores ultrapassa 1400 intervenções

1311 árvores foram podadas, 58 removidas, outras 27 foram plantadas e 16 rebaixadas

 Após 36 dias de trabalho, o mutirão de poda de árvores “Heat Map”, termo em inglês que significa Mapa de Calor, parceria entre a Prefeitura Regional da Lapa e a AES/ Eletropaulo, iniciado em 19 de setembro, interrompido apenas nos dias de chuva, atinge a marca de 1412 intervenções. Até a última segunda-feira, dia 23, 1.311 foram podadas, 58 removidas, outras 27 foram plantadas e mais 16 árvores foram rebaixadas.

As equipes de Áreas Verdes da Prefeitura Regional da Lapa, através da Inova, empresa terceirizada da Prefeitura, responsável pela limpeza e conservação de áreas verdes e AES Eletropaulo vêm trabalhando em conjunto todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados para diminuir uma das maiores demandas da população de São Paulo, sobretudo da Lapa, uma das regiões mais arborizadas da cidade, com mais de 1,6 milhão de m.² de áreas verdes, que é a poda de árvore. Por estarem com os galhos sob a fiação, muitas precisam ser podadas pela concessionária de energia elétrica, o que acaba gerando muitos ofícios entre os respectivos órgãos públicos na rotina de trabalho.

Pensando nisso e, sobretudo, em diminuir a demanda pelo serviço, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais firmou uma parceria com a Eletropaulo, tendo iniciado os trabalhos na Vila Mariana e Santo Amaro. Além da Lapa, as prefeituras regionais da Sé, do Ipiranga e de Pinheiros também vêm recebendo o Heat Map. O Mutirão conta ainda com o apoio da CET, que reserva as vagas para estacionamento dos caminhões que fazem o serviço, além de sinalizar as ruas e orientar os motoristas, durante o mutirão.

Durante a última semana, o Mutirão Heat Mapa se concentrou nas seguintes vias dos distritos Jaguara, Perdizes, Lapa, Barra Funda, Vila Leopoldina e Jaguaré: ruas Cachoeira do Sul, Agrestina, Coari, Barão do Bananal, Engenheiro Francisco Azevedo, Francisco Bayardo, Tucuna, Coronel Melo de Oliveira, João Ramalho, Cardoso de Almeida, Atibaia, Doutor Homem de Melo, Guiará, Cajaíba, Cotoxó, Raul Pompéia, Monte Alegre, Doutor Augusto de Miranda, Ministro Gastão Mesquita, Aimberê, Caiubi, Caetés, Apiacás, Apinajés, Venâncio Aires, Atalaia, Vanderlei, Baumann, Brentano, Doutor Rafael Corrêa, Coriolano, Faustolo, Tagipuru, Alameda Olga, Ernesto Markgraf; e Avenida Papa Paulo VI.