Pompeia comemora seu 107.º aniversário com música de qualidade

Além do rock, que é uma tradição no bairro, festa é celebrada também com jazz e MPB

 Com apoio da Prefeitura Regional da Lapa e da Secretaria Municipal de Cultura, a Associação Cultural da Pompeia, promoveu no último domingo, dia 8, a 11.ª edição do “Deu Jazz na Pompeia”. O evento aconteceu das 11 às 20 horas, na Rua Ministro Ferreira Alves, no quarteirão entre as ruas Cotoxó e Tucuna. Além dos shows musicais com bandas e artistas da região, teve também feira cultural, com barracas de artesanato e food trucks, com bebida e comida. A estrutura da festa de rua que celebrou o aniversário de 107 da Pompeia, teve além de palco e som, banheiros químicos. Um bom público compareceu e se divertiu pra valer ao som de clássicos dos três ritmos musicais.

Um pouco da história da Pompeia
Por volta de 1910 surgia um novo loteamento dividindo as chácaras em um bairro. O empreendedor Rodolpho Miranda, dono da Companhia Urbana e Predial, resolveu homenagear sua esposa Aretusa Pompéia, batizando o novo bairro como o nome de Vila Pompéia.

Rapidamente imigrantes atraídos pelas centenas de indústrias que apareciam na região adquiriam lotes para fixar residência. Italianos, portugueses, espanhóis e húngaros trabalhavam como operários nas fábricas.

Indústrias Matarazzo, Parque Antártica e a chegada dos padres
Desde que o complexo das Indústrias Matarazzo foi inaugurado em 1920, o bairro da Vila Pompéia passou a ser a moradia dos operários, em sua maioria espanhóis e italianos que se aglomeraram pela região, influenciando a culinária e cultura do bairro.

Na mesma época foi inaugurado próximo dali o Parque Antártica, que até então pertencia a Companhia Antártica Paulista, e mais tarde viria a ser o estádio e sede do Palestra Italia. O complexo de trezentos mil metros quadrados foi primeiramente destinado ao lazer da população da região e contava com espaços para prática de atletismo e tênis e é um dos primeiros complexos a ter campos de futebol na cidade.

A região teve grande crescimento com a chegada dos padres Camilianos, que em 1922 fundaram a Igreja de Nossa Senhora do Rosário da Pompéia. Essa mesma ordem de padres que mais tarde, em 1930, fundou um pequeno centro de saúde que depois se tornaria o Hospital e Maternidade São Camilo.


A Liverpool brasileira
O próspero bairro industrial colheria o fruto de sua cultura no final da década de 1960 e começo de 1970, época em que na casa número 408 da Rua Venâncio Aires, viveram os irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, dos Mutantes, que influenciaria o surgimento de outras bandas importantes no cenário brasileiro como Tutti Frutti e Made in Brazil, levando o bairro a ganhar o apelido de “Liverpool brasileira”.

Nos anos 80 foi inaugurado o SESC Pompeia, primeiro local da cidade em que foram realizados shows de punk rock, acabando por sediar o festival "O Começo do Fim do Mundo", revelando as bandas Ratos de Porão, Cólera, Inocentes e Olho Seco. O espaço cultural sediou de 2000 à 2003 o programa Musikaos da TV Cultura, onde as bandas CPM 22 e Cachorro Grande e a cantora Pitty começaram a ganhar exposição.

Fonte: Wikipedia