Prefeitura Regional da Lapa supera meta no mutirão de poda de árvores

1190 árvores foram podadas, removidas rebaixadas ou plantadas. Média de 44 por dia.

O mutirão de poda de árvores “Heat Map”, na Lapa, parceria entre a Prefeitura Regional e a Eletropaulo, iniciado no dia 19 de setembro completa 27 dias de trabalho, interrompido apenas nos dias de chuva, superando a meta inicial, que era de 800 árvores, depois reavaliada em 1.000 e entre podas, remoções, rebaixamentos e plantios, e atinge 1.190 árvores com um dos tipos de intervenção. Até a última terça-feira, dia 17, 1.109 foram podadas, 48 removidas, outras 20 foram plantadas e mais 13 foram rebaixadas.

As equipes de Áreas Verdes da Prefeitura Regional da Lapa, através da Inova, empresa terceirizada da Prefeitura, responsável pela limpeza e conservação de áreas verdes e AES Eletropaulo vêm trabalhando em conjunto todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados para diminuir uma das maiores demandas da população de São Paulo, sobretudo da Lapa, uma das regiões mais arborizadas da cidade, que é a poda de árvore. Por estarem com os galhos sob a fiação, muitas dessas árvores precisam ser podadas pela concessionária de energia elétrica, o que acaba gerando muitos ofícios entre os respectivos órgãos públicos na rotina de trabalho.

Pensando nisso e, sobretudo, em diminuir a demanda pelo serviço, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais firmou uma parceria com a Eletropaulo, tendo iniciado os trabalhos na Vila Mariana e Santo Amaro. Além da Lapa, as prefeituras regionais da Sé, do Ipiranga e de Pinheiros também vem recebendo o Heat Map, termo em inglês que significa Mapa de Calor. O mutirão de poda de árvores conta ainda com o apoio da CET, que reserva as vagas para estacionamento dos caminhões que fazem o serviço, além de sinalizar as ruas e orientar os motoristas, durante o mutirão que se estenderá até este mês de outubro.

Durante o feriado prolongado do Dia de Nossa Senhora Aparecida e no início desta semana, o Mutirão se concentrou nas seguintes vias dos distritos Barra Funda, Vila Leopoldina, Jaguaré e Perdizes: ruas Tagipuru, Alfredo de Castro, Adolpho Pinto, Hassib Mofarrej; avenidas Auro Soares de Moura Andrade, Gastão Vidigal, Pompéia e Macedo Soares (Marginal Tietê).