Plantio de espécies polinizadoras mobiliza voluntários na Vila Leopoldina

Movimento Muda Leopoldina, Secretaria do Verde, CADES e PR Lapa realizaram ação

O movimento Muda Leopoldina, em parceria com moradores, órgãos públicos e diversos grupos voluntários, realizou um plantio coletivo de 16 mudas de árvores nativas na Vila Leopoldina, no último domingo (15). Foram plantados ipês-brancos, ipês-verdes, jerivás e carobinhas, além de várias espécies de herbáceas melíferas. A ação integra o plano para estabelecer um novo corredor verde para polinizadores na região oeste de São Paulo, dando continuidade ao plantio realizado na Avenida Doutor Gastão Vidigal, em 2017.

Durante o plantio, os cerca de 70 participantes puderam experimentar as diversas ferramentas utilizadas nas etapas de um plantio de árvores no contexto urbano, como alavancas, picaretas, chibancas, cavadeiras e pás; também se envolveram no auxílio às atividades de quebra de concreto, retirada de entulho, dimensionamento de berços e preparo do solo. Os participantes tiveram ainda informações sobre segurança e equipamentos, além de noções contidas no Manual Técnico de Arborização Urbana publicado pela prefeitura, disponível para download em seu site, clique aqui

Apoio da comunidade

As crianças participaram de diversas atividades de educação ambiental promovidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental do Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) Centro-Oeste 1, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Instituto Ecobairro Brasil e Leo Stinghen. Elas receberam e pintaram os certificados fornecidos aos plantadores. Ao final, foi plantado um ipê-branco em homenagem ao dia do Pacto Roerich, do qual o Brasil é signatário; esse pacto celebra a paz e a proteção aos bens culturais. Já o Muda Leopoldina comemorou seu primeiro aniversário.

Na perspectiva dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, o evento contribuiu com seis dos seus 17 objetivos globais, ligados à educação, vida terrestre, água, clima, paz e colaboração. Além da SVMA, os organizadores contaram com o apoio da Prefeitura Regional da Lapa, condomínio MaxHaus, CADES Regionais Lapa e Vila Mariana, Fórum Social da Vila Leopoldina, Bloomberg, Instituto Ecobairro Brasil e Praça Nova Lapa. Colaboraram membros dos grupos Muda Mooca, Muda Ipiranga, Pedra 90, Horta da Saúde e Arborizando Osasco, dentre outros. 

 

Fotos Mauricio Beltran