TCMSP lança ferramenta digital que amplia acesso do cidadão às contas municipais

Sistema criado pelas equipes técnicas do TCM permite o acesso às licitações realizadas na cidade

 

O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP) lançou o sistema IRIS (Informações e Relatórios de Interesse Social), ferramenta digital desenvolvida pelo órgão para pesquisa de despesas, licitações e contratações municipais. O lançamento ocorreu no dia 12 de abril, no plenário do Tribunal.

A nova ferramenta integra o projeto de fomento à transparência implantado pelo TCMSP e tem por objetivo mostrar aos munícipes, em tempo real, informações detalhadas dos gastos da Administração. O instrumento permite ao cidadão saber, por exemplo, quando é lançada uma licitação, acompanhar a formação do contrato decorrente e a sua execução. As informações que alimentam o IRIS são extraídas da base de dados da Prefeitura de São Paulo.

Os novos recursos possibilitam, ainda, ao interessado acessar os dados orçamentários de todas as unidades da Administração Municipal. Apresenta também um painel diário com a síntese, em quantidade e valores, de todas as contratações do Município. Um segundo painel exibe apenas aquelas de valor mais elevado classificadas por relatoria ou coordenadoria, acompanhadas de gráficos que ilustram a movimentação do dia.

Além das informações relacionadas às principais contratações, os painéis trazem dados sobre licitações suspensas, às quais foram aplicadas penalidades legais e as que não tiveram interessados, além daquelas realizadas por emergência.
As novas funcionalidades do sistema potencializam a utilização dos dados, uma vez que os painéis dispõem de diversos filtros que, além de agilizar a pesquisa, estão integrados ao sistema RADAR, de forma que com um simples clique no mouse o usuário pode acessar todas as demais informações correspondentes ao elemento pesquisado.

Saiba melhor como funciona a ferramenta Iris

O link do sistema IRIS está hospedado na página inicial do TCMSP na internet (www.tcm.sp.gov.br). O acesso também pode ser realizado diretamente pelo endereço iris.tcm.sp.gov.br.
Assessoria de Imprensa - imprensa@tcm.sp.go.br – Tel.: (11) 5080-1140

 

Fotos Assessoria de Comunicação TCM