Prefeitura Regional da Lapa no combate a praga “erva de passarinho”

Objetivo da ação é recuperar árvores infectadas e ao mesmo tempo preservar as sadias

A partir de um trabalho de mapeamento das árvores infectadas com a praga conhecida como “erva de passarinho”, desenvolvido pelos estagiários, com supervisão dos engenheiros agrônomos da Unidade de Áreas Verdes, a Prefeitura Regional da Lapa, iniciou em dezembro último, uma ação de combate à praga nos bairros do Sumaré e Vila Pompéia, distrito Perdizes. A erva de passarinho é uma espécie de hemiparasita que se instala e se enraíza nas árvores, sugando seus nutrientes e matando-as aos poucos. Por isso, retirá-las é a única forma de salvá-las.

Dependendo da gravidade do caso e para a retirada total da erva é preciso realizar uma poda mais rigorosa, onde são retirados praticamente todos os galhos e ramos, mas depois sem a erva de passarinho, dependendo da espécie, eles renascem dando uma nova vida à árvore.

O objetivo da ação é recuperar as árvores infectadas e ao mesmo tempo, preservar as sadias, pois como o próprio nome diz, a erva é levada pelos passarinhos e se nada for feito, haverá uma proliferação da praga, afetando muitas árvores, condenando-as no futuro e comprometendo o meio-ambiente. A ação continua neste mês de janeiro no bairro das Perdizes e região.