Assinados novos termos de cooperação na Prefeitura Regional Lapa

Mais oito áreas verdes da Lapa serão zeladas por empresas e pessoas físicas

Representantes das empresas Brookfield – São Paulo Empreendimentos Imobiliários S/A, Indústria Química Anastácio S/A, Centro Renovo de Educação, além do munícipe Antônio Pio da Silva, estiveram nesta sexta-feira, dia 10, na Prefeitura Regional da Lapa, formalizando os Termos de Cooperação de Praças, recentemente publicado no Diário Oficial da Cidade. Na ocasião, eles foram recebidos pelo prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes, que aproveitou a oportunidade para agradecê-los pela iniciativa de zelarem voluntariamente pelos espaços públicos de áreas verdes.

“Primeiramente, queria agradecer a iniciativa de vocês e dizer que isso é um exemplo de cidadania, cujo significado é o cidadão se apossar da cidade e isso é justamente o que vocês estão fazendo aqui. Todos sabem que não obstante todo esforço que nós aqui fazemos e a Prefeitura de uma maneira geral, a cidade é muito grande, assim como seus problemas, além disso, temos um orçamento que é finito e, por isso, toda ajuda é sempre muito bem vinda”, disse Carlos Fernandes.

Já os novos parceiros da Prefeitura, explicaram os motivos que os levaram a adotar as praças. “Sou do interior de Minas e sempre gostei muito de planta. Quando vim morar aqui na Lapa, há cerca de quatro anos, comecei a cuidar da praça, inclusive, cheguei a fazer um jardim, mas destruíram e quando fui reclamar me perguntaram quem era eu para fiscalizar a praça. Agora, posso dizer que sou o responsável legal da sua manutenção”, fala o munícipe parceiro Antônio Pio da Silva.

Após a fala do prefeito regional e dos parceiros, foram assinados os termos de cooperação. As praças Matrona e Padre Arnaldo e o canteiro central da Rua Fortunato Ferraz, na Vila Anastácio, ficarão sob os cuidados de revitalização, conservação e limpeza da Brookfield – São Paulo Empreendimentos Imobiliários S/A, que em contrapartida poderá colocar na praça, uma placa de publicidade da empresa, dentro das regras da Lei Cidade Limpa. O canteiro central da Avenida Engenheiro Roberto Zuccolo, no Jardim Humaitá, Vila Leopoldina, terá os serviços de zeladoria sob responsabilidade da Indústria Química Anastácio S/A. O Centro Renovo de Educação cuidará do canteiro central da Avenida Kenkiti Simomoto, no Jaguaré. E uma adoção de pessoa física: o senhor Antônio Pio da Silva, vizinho da Praça Vidal Antônio de Castro, na Lapa, que já cuidava informalmente do espaço, ganhou também o termo de adoção.

Além dessas três praças e desses três canteiros centrais, outras duas praças: Homero Silva, no Sumarezinho e Desembargador Edgard de Moura Bittencourt, no Sumaré, também tiveram seus termos de cooperação recentemente aprovados.

Decreto criado esse ano facilitou a adoção de praças
O programa “Adote Uma Praça” foi criado pelo decreto municipal, n.º 57.583/2017, que dispõe sobre a agilidade nos trâmites para assinatura dos termos de cooperação de praças e áreas verdes e tem como objetivo viabilizar ações do poder público municipal e da sociedade civil, visando o aprimoramento de serviços de manutenção e zeladoria, bem como a conservação, execução e manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas de praças e de áreas verdes do Município com área de até 10 mil m.², sob exclusiva administração das Prefeituras Regionais.

Antes das assinaturas dos Termos de Cooperação. O Prefeito Regional, Carlos Fernandes, agradeceu aos empresários e morador pela iniciativa de cuidaram das praças

Representantes da Indústria Química Anástacio assinam Termo de Cooperação do Canteiro Central da Avenida Engenheiro Roberto Zuccolo

Representantes da Tegra Incorpordora assinam Termo de Cooperação de duas praças e um canteiro