Central de Compostagem da Lapa recebe Virada Sustentável

Pátio de Compostagem foi aberto à visitação com oficinas e mostra de boas práticas

Ponto de referência ambiental em São Paulo desde 2015, o Pátio de Compostagem localizado no Pátio de Áreas Verdes da Prefeitura Regional da Lapa foi uma das atrações da 7ª edição da Virada Sustentável.

A Virada Sustentável – Encontro pela Sustentabilidade: Circuito Integrado da Lapa, foi uma realização da Prefeitura Regional da Lapa em parceria com a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Inova, empresa de limpeza urbana da parte noroeste da capital, Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e fez parte do Circuito Integrado pela Sustentabilidade, de 24 a 27 de agosto, realizado na Vila Leopoldina com apoio do Instituto Ecobairro Brasil.

A partir das 9 horas deste sábado, o pátio abriu as atividades com um piquenique colaborativo e uma visita monitorada para que os visitantes conhecessem a operação da Central de Compostagem, que já transforma cerca de 60 toneladas de resíduos de frutas, verduras e legumes de 52 feiras livres da região em adubo de qualidade. Além de sequestrar carbono, o composto produzido no pátio é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, gerando ganhos econômicos e ambientais significativos para o município. Os visitantes também puderam conhecer a horta, o viveiro recém-inaugurado com potencial de geração de seis mil mudas por mês, além de participar de uma oficina de sementeira e plantio da farmácia viva.

No local, os visitantes tiveram contato com o projeto de preservação das Abelhas sem Ferrão, participaram da oficina do Banco de Tecidos com demonstração do descarte correto de resíduos têxteis e conferiram a exposição dos bordados das Artesãs da Linha Nove, que oferece produtos com histórias de vida de bordadeiras brasileiras. Já as crianças, puderam participar de oficinas de Brinquedos Recicláveis da artista plástica Leo Stinghen. Houve ainda posto de descarte de resíduos eletroeletrônicos, como computadores, CPUs, impressoras, rádios, celulares, televisões, microondas, eletrodomésticos, entre outros, diretamente no estande da Coopermiti. Além disso, quem foi à Central de Compostagem da Lapa, aproveitou as experiências gastronômicas com produtos orgânicos (Passarinha Orgânica, Wheat Biopadaria e Rota do Cambuci do Instituto Auá).

As atividades baseadas nos temas apontados nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que tem por finalidade chamar atenção da população sobre as questões ambientais e divulgar os trabalhos de sustentabilidade desenvolvidos pelo poder público, pelo terceiro setor e sociedade civil engajada, foi prestigiada pelo prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes, que participou da visita monitorada, onde o público presente pôde conhecer as técnicas de compostagem.