Prefeitura Regional da Lapa inaugura Viveiro Sustentável

Seis mil mudas/mês serão cultivadas para replantio em parques e praças

 No dia 13 de julho, às 9 horas, será entregue mais uma etapa do ciclo de sustentabilidade desenvolvido na Regional da Lapa. Em parceria com a INOVA, empresa que presta serviços de varrição na capital, a Prefeitura vai inaugurar o viveiro sustentável, uma área com cerca de 300 m² com capacidade para produção de seis mil mudas/mês.
Além de preservar o paisagismo e a agricultura urbana da cidade, o cultivo de cinco espécies de mudas será realizado em três etapas: sementes germinadas, mudas em fase de crescimento/adaptação e mudas prontas para distribuição.
O objetivo também é valorizar e fazer a aplicação prática do composto orgânico nos viveiros, como já vem sendo feito em praças, bosques, hortas e outros espaços verdes.

O viveiro é a continuidade do Projeto Feira Sustentável, que recolhe semanalmente 60 toneladas de resíduos orgânicos das feiras livres, que passam pelo processo de compostagem resultando em adubo de qualidade para as praças, parques e outras áreas verdes da capital.

“Nossa atenção para a sustentabilidade é constante. Fomos pioneiros com a central de compostagem, que transforma os resíduos das feiras em composto orgânico para plantios. Agora estamos caminhando para nos tornar autossuficientes na produção das mudas, o que deixará nossa região mais arborizada e bonita”, disse o Prefeito Regional da Lapa, Carlos Fernandes.

Em breve, o local será aberto para visitação de estudantes e desenvolvimento de projetos sobre educação ambiental. O viveiro fica na Coordenadoria de Projetos e Obras da Lapa, localizada na Avenida José Maria de Faria, 487 – Lapa de Baixo.