30/05/2017 13h43

Share

Ferramenta on-line, inédita no Brasil, para empreendedorismo é lançada em São Paulo

Metodologia terá alcance ampliado com conteúdo disponibilizado gratuitamente.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (SMTE), por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), lançou no dia 30 de maio, plataforma digital inédita, com tecnologia britânica, para quem quer empreender. E mais, gratuita. O evento de lançamento aconteceu na sede da Prefeitura de São Paulo.

O “Criado em Sampa On-line” é uma ferramenta disponibilizada a todos que buscam suporte para empreender, principalmente no segmento da economia criativa. A iniciativa faz parte das ações do Programa Empreenda Fácil e também é um desdobramento dos cursos presenciais do Criado em Sampa, que já capacitaram mais de 500 pessoas em diversas regiões da Cidade de São Paulo neste ano.

Desenvolvida em parceria com o Conselho Britânico do Brasil, que elaborou os materiais didáticos dos cursos presenciais, a plataforma é inédita no Brasil e conta com áreas exclusivas para os que já tiveram contato com a temática, mas também oferece conteúdo aberto para quem deseja dar os primeiros passos na atividade. Os empreendedores certificados terão acesso a mentoria, capacitação profissional, parcerias, acesso a financiamentos e investidores anjos, laboratórios e incubação de empresas, que possibilitem criar sua empresa.

O secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, explica que a iniciativa vem ao encontro dessa gestão, que é a de fomentar o empreendedorismo, principalmente o desenvolvimento local, gerando emprego e renda de forma descentralizada. “Estamos dando mais um passo para tornar São Paulo a cidade amiga do empreendedor”, justifica. Ele ainda explica que em cada prefeitura regional os agentes de desenvolvimento local da Adesampa também estão treinados para dar todo o suporte para o atendimento a esses futuros empreendedores, inclusive para orientá-los na abertura do negócio.

Para o presidente da Adesampa, José Alexandre Sanches, a plataforma atua como uma extensão para os empreendedores que passaram pela formação e necessitam desenvolver seus projetos. “É uma forma de dar continuidade e oferecer alternativas para a concretização dos negócios. Por outro lado, quem não teve oportunidade de participar dos cursos terá acesso a um conteúdo que o encoraje a tirar as ideias do papel e transformá-las em empreendimentos sustentáveis”, destaca Sanches.

Também será possível acessar todo o material pedagógico e didático dos módulos Adesampa/Nesta e Adesampa/The Studio, metodologias também britânicas que permitem ao empreendedor planejar o negócio e descobrir suas potencialidades, além de alavancar os já formalizados. A plataforma foi elaborada com linguagem acessível, permite downloads, é compatível com dispositivos móveis e vai funcionar em ambientes de baixa conectividade, com áreas que podem ser visualizadas sem a necessidade de fazer login.

Fundo Newton: Iniciativa britânica que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e tecnologia.

Link para a plataforma: criadoemsampa.com