SP Cidade Linda leva operação de zeladoria à região da Avenida Sumaré

Programa realizará serviços como desobstrução de galerias, jardinagem e limpeza

 O programa SP Cidade Linda chegou, sábado (27), à região do Sumaré, Zona Oeste, com ações de zeladoria nas avenidas Sumaré, Paulo VI e na rua Palestra Itália. Durante uma semana, a operação realizará serviços como desobstrução de galerias, jardinagem e limpeza.

"Esta é a 22ª operação do SP Cidade Linda e ela vai até o final desta semana no Sumaré. Estamos dando sequência a este programa, que vai atuar em toda cidade. A prioridade aqui é desentupimento de bueiros. É uma área com enchentes e por isso foi utilizada uma tecnologia com chips que permite identificá-los e limpá-los rapidamente", afirmou o prefeito João Doria.

Ao todo, a 22ª edição do programa atuará em 2,6 quilômetros de vias, da Rua Palestra Itália até a Avenida Henrique Schaumann. A primeira ação do programa no bairro será a limpeza mecanizada das galerias da rua Palestra Itália entre a rua Cayowaá e a rua Caraíbas. Duas equipes atuarão neste serviço, que tem como objetivo melhorar a drenagem, para prevenir alagamentos. Todos os 63 bueiros, bocas de leão e bocas de lobo das avenidas serão limpos.

As avenidas passarão por limpeza completa, incluindo a pista de caminhada. Serviços de jardinagem serão realizados nos canteiros centrais e em seis praças da região. Outro serviço será a lavagem com máquinas das praças Ricardo Gomes, Jornalista Carlos Castelo Branco, Marrey Júnior e Irmãos Karmam. Toda região receberá 62 lixeiras, sendo 50 de plástico e 12 de ferro galvanizado. Um ponto de entrega voluntária de recicláveis também será instalado na Praça Irmãos Karman.

A concessionária AES Eletropaulo realizará a poda de 70 árvores que apresentam galhos próximos à fiação elétrica. Todas as 141 lâmpadas da iluminação pública da área passaram por checagem e foi identificada a necessidade de troca em três pontos de luz.

A região também receberá atividades de educação no trânsito, para conscientização sobre respeito ao pedestre. Outra medida de segurança no trânsito será a manutenção de 164 placas e de 9.500 metros quadrados de sinalização horizontal, além da revisão dos semáforos de 12 cruzamentos.

Entre os serviços da operação está também pintura e manutenção de guias e calçadas, com a instalação de rampas de acessibilidade. Haverá ainda tapa-buraco, capina de mato, coleta de entulho e de grandes objetos. Outra medida será a manutenção de 15 abrigos de ônibus, com limpeza, retirada de cartazes irregulares e aplicação de adesivos com informações sobre linhas e itinerários.

As intervenções serão acompanhadas por 45 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego. No total, a ação envolverá uma equipe de 319 pessoas, com 70 veículos e equipamentos. Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Assistência Social apoiam a operação.


SP Cidade Linda

Lançado no dia 2 de janeiro deste ano, o programa SP Cidade Linda é um projeto de zeladoria urbana que tem o objetivo de melhorar a zeladoria urbana e assim resgatar a autoestima do paulistano. O programa reúne um conjunto de serviços para revitalizar áreas em todas as regiões, em uma ação regular e contínua, que parte do Centro em direção à periferia da cidade.

Já participaram do programa a avenida Roberto Marinho, avenida Sadami Inoue, as Marginais Pinheiros e Tietê, as avenidas 9 de Julho, Paulista, 23 de Maio, Santo Amaro, Tiradentes, Ipiranga, São Luís, Mateo Bei, Inajar de Souza, Belmira Marin, Rubem Berta, Cruzeiro do Sul, Marechal Tito, Eliseu de Almeida, Celso Garcia, Giovanni Gronchi, Pacaembu, Juscelino Kubitscheck, Faria Lima e a Praça da Sé.