Perguntas Frequentes

Respostas às perguntas mais frequentes

Veja as respostas às perguntas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Subprefeitura Lapa.

Você também pode consultar a base de pedidos respondidos pelo Sistema Eletrônico de Informações (e-sic).

PODA DE ÁRVORE

Como solicitar uma poda de árvore e quanto tempo demora para executar o serviço?

A solicitação de poda deve ser feita através pelo Portal SP 156 ou pelo telefone 156. Poda de árvore está entre os serviços mais solicitados. No entanto, o serviço pode demorar em média, seis meses a um ano para ser executado. Em casos de risco eminente de queda de galhos, o serviço entra numa lista de prioridade; os outros casos entram numa lista de espera, sendo priorizadas as árvores com maior número de pedidos de podas.

TAPA BURACO

Como solicitar o tapa buraco em ruas e avenidas do bairro?

O munícipe pode solicitar um recapeamento de rua ou avenida através do Portal SP 156. O recapeamento é executado por SPUAS – Supervisão de Usina de Asfalto, órgão ligado à Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras e por isso que os pedidos devem ser solicitados através do 156.

CARTÃO DO IDOSO

Como solicito o cartão do idoso?

O munícipe pode solicitar o cartão do idoso sem sair de casa pelo Portal SP 156, seguindo as instruções descritas neste site. Ou, se preferir, dirigir-se à subprefeitura mais próxima.

ILUMINAÇÃO DE RUA

Para qual órgão devo solicitar iluminação na rua?

Tanto para ligar, quanto para apagar as luzes acesas nas ruas, você deve entrar em contato com o SP Regula Iluminação Pública, que é o órgão responsável pela manutenção da rede elétrica da cidade.

Os pedidos de reparo devem ser feitos através do telefone 0800 779 0156, que é o serviço de atendimento ao cidadão mantido pelo SP Regula Iluminação Pública. 

Este serviço é gratuito, inclusive para celulares e telefones públicos e funciona 24 horas diariamente.

PLANTIO DE ÁRVORES

Podemos plantar árvores nas calçadas da cidade?

Não é permitido plantar árvores nas ruas e calçadas da cidade sem permissão da prefeitura. No entanto, é simples conseguir autorização. É necessário fazer uma solicitação pessoalmente junto à Subprefeitura Lapa. Não é preciso levar documento nem preencher ficha alguma e não custa nada.

IPTU

Como tirar 2ª via do IPTU?
Acesse o site da Secretaria Municipal da Fazenda.

DENÚNCIA

Como faço uma denúncia?

Acesse todas as informações no link: Fale com a Ouvidoria.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

O que é o Portal da Transparência?

O Portal da Transparência é uma ferramenta importante ao cidadão que permite consultas e pesquisas das ações da Prefeitura de São Paulo e a aplicação dos recursos municipais. O Portal foi concebido de acordo com as normas de Interatividade e Acessibilidade do e-mag (nível 1), considerando aspectos de interatividade e interface intuitiva de navegação.