FEBRE AMARELA

A partir de 25/01/2018 inicia-se a Campanha de Vacinação contra Febre Amarela no Jabaquara; saiba mais sobre a doença e se você precisa se vacinar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo antecipou o início da campanha de vacinação fracionada contra a febre amarela para dia 25 de janeiro), feriado de aniversário da capital paulista.

O fracionamento da dose segue os padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a medida, uma dose padrão poderá vacinar até cinco pessoas. Estudos laboratoriais atestam a eficácia da vacina por, no mínimo, oito anos.
A medida cautelar segue recomendação do Ministério da Saúde e acontecerá nos postos de 20 distritos da capital definidos como áreas prioritárias: na zona Leste, serão Cidade Líder, Cidade Tiradentes, Guaianases, Iguatemi, José Bonifácio, Parque do Carmo, São Mateus e São Rafael; e, na zona Sul, Capão Redondo, Cidade Dutra, Grajaú, Jardim São Luís, Pedreira, Socorro, Campo Limpo, Vila Andrade, Cursino, Sacomã, Jabaquara e Cidade Ademar.

A dose fracionada será aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos que farão parte desta etapa da campanha, que se estenderá até o dia 24 de fevereiro.

É possível acompanhar diariamente os dados atualizados sobre locais e datas no portal da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira os locais de vacinação no Jabaquara:

Horário de funcionamento: 08h às 17h

AMA/UBS INTEGRADA DR. GERALDO DA SILVA FERREIRA / CEO -  Av. Eng. Armando Arruda Pereira, 2944

AMA/UBS INTEGRADA AMERICANÓPOLIS  - Rua Cidade de Santos, 46

UBS CIDADE VARGAS -  Rua dos Comerciários, 236

AMA/UBS INTEGRADA CUPECÊ - DR. WALDOMIRO PREGNOLATTO  - Avenida Santa Catarina, 1523

UBS JARDIM LOURDES  - Av. Eng. Armando Arruda Pereira, 4004

AMA UBS INTEGRADA VILA CLARA  - Rua Rolando Curtis, 701

UBS VILA SANTA CATARINA  - Rua Belmiro Zanetti Esteves, 181

UBS VILA CAMPESTRE  - Rua Artur Nunes da Silva, 265

UBS VILA CANAà - Rua Contos Gauchescos, 630

OBS: As senhas distribuídas em domicilio ocorrerão somente nas unidades que possuem Equipe de Estratégia da Família com data e período para comparecimento. As senhas terão todas datas do dia de vacinação.

 

Sintomas da doença

Caso você tenha viajado para alguma área de risco de transmissão no Brasil ou para Cidades do Estado de São Paulo, fique atento. Os sintomas aparecem, geralmente, 3 a 6 dias após a picada do mosquito transmissor infectado, mas podem levar até 15 dias para ocorrerem.
• febre de início súbito, calafrios;
• dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral;
• náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza;
• icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos);
• sangramentos.
Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.
Importante: informe ao serviço de saúde se você viajou nos 15 dias anteriores ao início de sintomas e leve a sua carteira de vacina.


Você pode acompanhar diariamente o assunto clicando aqui