Prefeitura Regional do Jabaquara e Igreja Católica na região fecham parceria

Com o apoio do Bispo Dom José Negri, responsável pela Diocese de Santo Amaro e demais padres da região, o Jabaquara receberá orientação para descarte adequado de lixo.

Em reunião na Prefeitura Regional do Jabaquara no ultimo dia 24 de agosto, a prefeita Fátima Marques, recebeu o Bispo Dom José Negri, e mais 16 padres da região. Durante a reunião foi apresentado os problemas que a região enfrenta com o descarte irregular de lixo e a necessidade de um trabalho de conscientização da população.

Atualmente, a prefeitura faz recolhimento diário de lixo e encontra vários problemas como lixos com descarte inadequado ou material de construção, eletrônicos e outros itens que precisam de recolhimento diferenciado. Além disso, há vários pontos na região onde os moradores deixam o lixo na rua por mais de um dia, sem se atentar as datas de coleta especifica. Com isso, existe um acumulo de lixo nas regiões mais populosas dificultando um trabalho de saúde preventiva.

O lixo descartado de forma irregular, além de ser passível de multa, gera muitos problemas de saúde e se torna isca para roedores e outras pragas. A Prefeitura tem feito um trabalho constante de conscientização com distribuição de folhetos e com o Projeto Coopera Jabaquara, mas acredita que a união da população e das lideranças é o apoio fundamental para resolver o problema.

Na reunião o clero se manifestou de forma positiva e irá contribuir na divulgação do assunto em todas as igrejas da região. Durante as homilias será tratado o assunto como forma de alertar a população da necessidade de cooperação. “Eu fiquei muito feliz com a proposta da prefeita. Creio que essa ideia de unir forças para criar uma rede de parcerias é fundamental para a melhoria de todos os serviços, nomeadamente, esta questão do lixo no nosso setor”, destaca Padre Leomar, porta voz do bispo.

Ele ainda ressalta que pela inserção da igreja no cotidiano da população, o alcance de milhares de pessoas, ela exerce um papel fundamental na conscientização de seus deveres e direitos perante a comunidade que vive, o cuidado com a natureza e a dignidade humana.

A prefeita ficou satisfeita coma abertura e a receptividade do Bispo e clero presentes, “Ter a igreja católica como apoio na divulgação de ações de cidadania é fundamental no processo de gestão. Precisamos de apoio para sensibilizar a população quanto à necessidade de realizar o descarte adequando de lixo e promover ações de cidadania local. Nosso objetivo é construir parcerias como essa com todas as igrejas locais e denominações para reproduzir a ação ao maior número de pessoas”, ressalta Fátima Marques.