Jabaquara realizou Audiência Pública devolutiva do Plano de Metas e Proposta Orçamentária

A devolutiva do Plano de Metas demonstrou a participação da Sociedade Civil no processo de desenvolvimento e seu ganho para o município

 
A audiência pública realizada em 1 de agosto, no CEU Caminho do Mar contou com a participação da sociedade civil. Na ocasião, foi feita à devolutiva do Programa de Metas com os dados da Regional do Jabaquara e a apresentação do PPA (Plano Plurianual) – 2018/2021.

Foi destacada a participação popular na construção do Programa de Metas, além das audiências preliminares realizadas em abril, foram abertos os canais de participação popular como on-line, e-mail e ofícios. Ao todo foram recebidas mais de 23 mil sugestões, com a participação de 7.800 pessoas. A região do Jabaquara participou com 356 sugestões.

Com essa contribuição foram inseridos no Programa de Metas: indicadores (para todas as metas e linhas de ação), os orçamentos previstos para os projetos e a regionalização. Dessa forma é possível o controle social. Os temas com maior número de contribuição foram: cultura, mobilidade e transportes, prefeituras regionais, verde e meio ambiente.

Para que a população possa saber e acompanhar quais foram às metas e linhas de ação inseridas em função de sua participação foi criado um selo.

Após a consulta popular ficou definido no Programa de Metas, 5 eixos, 53 metas, 71 Projetos Estratégicos, 487 linhas de Ação, 344 Intervenções Urbanas. Sendo que das 53 metas do Programa, 10 são regionalizaveis. Já das linhas de ação, 189 podem ser regionalizadas, onde 104 já estão efetivamente inseridas.

O Programa de Metas em sua integra está disponível, juntamente com a base de dados bruta com as mais de 23 mil contribuições recebidas e o relatório contendo as respostas às sugestões, no site http:// planejasampa.prefeitura.sp.gov.br e no portal http://dados.prefeitura.sp.gov.br