Projeto "Coopera" realiza segunda semana de ações em Americanópolis e Jardim Sul São Paulo

O programa de zeladoria urbana e outros serviços públicos municipais começa nova etapa a partir da próxima segunda-feira (24/04)

A Prefeitura Regional Jabaquara dá início na próxima segunda-feira (24/04), a partir das 7 horas, à segunda semana de ações do Projeto “Coopera”, que leva diversos serviços públicos aos bairros. Dessa vez serão atendidos Americanópolis e Jardim Sul São Paulo.

O primeiro dia de atividades ocorrerá em duas praças localizadas ao longo da Estrada Antiga do Mar, no trecho entre a Rua Monte Real e a Rua São Pedro do Sul, em Americanópolis. Ali será o ponto de encontro inicial das equipes de atendimento, com apoio logístico do CEU Caminho do Mar.

Além das equipes de zeladoria urbana da Prefeitura Regional Jabaquara, o “Coopera” reúne serviços de atendimento ao cidadão de cinco secretarias municipais (das áreas de Saúde, Habitação, Educação, Verde e Meio Ambiente, e Assistência e Desenvolvimento Social). Participam também o consórcio de limpeza urbana Ecourbis (que realiza coleta de lixo seletiva em parte da cidade), e a Defesa Civil, que mapeará áreas de risco da região.

Com foco na demanda por emprego, a Prefeitura Regional Jabaquara estabeleceu ainda uma parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Microempresas) para cadastramento e orientação dos munícipes interessados em cursos de capacitação em empreendorismo. O primeiro atendimento no “Coopera” será feito na próxima semana, por meio de uma unidade móvel que ficará estacionada diariamente na Estada Antiga do Mar, das 10h às 16h.
 

 

 

Como funciona o “Coopera”? O programa aposta no conceito de atendimento itinerante, em que a administração vai até o cidadão. Nele, o distrito do Jabaquara é dividido em 12 setores que, ao longo do ano, receberão visitas periódicas de uma força tarefa da Prefeitura Regional e os demais parceiros. A cada visita, equipes ficam concentradas durante uma semana em um dos setores prestando serviços relacionados às questões locais. Nesse período, cada parceiro organiza sua forma de contribuição ao projeto, atuando ao lado dos funcionários da Prefeitura e agregando competências específicas.

Por parte da Prefeitura Regional Jabaquara, a Coordenadoria de Projetos e Obras levará seus serviços de tapa buracos, pintura de guias, poda de árvores, limpeza de praças e paisagismo. A Coordenadoria de Programas de Desenvolvimento Urbano destacará sua equipe de fiscalização, enquanto a Defesa Civil fará um rastreamento de áreas de risco. Em todos os setores, a ação será encerrada com a passagem, no sábado, do caminhão do Cata Bagulho.

A primeira etapa do projeto ocorreu entre 4 e 8 de abril, com início na Praça Comendador Cidade Vargas, abrangendo os bairros de Cidade Vargas e Vila Guarani.

Saiba mais sobre o programa e acompanhe o calendário de ações 2017

Confira fotos da primeira semana de atividades do projeto