Comitê Paralímpico Brasileiro lança Centro de Formação Esportiva - Esportes Paralímpicos no Jabaquara

Incentivo a atividade física desde a infância foi o tom do evento.

 O Centro de Formação Esportiva - Esportes Paralímpicos, do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 14, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O projeto visa promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual, de 10 a 17 anos, em oito diferentes modalidades do esporte adaptado: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. As atividades são realizadas no próprio CT Paralímpico, na capital paulista, localizado no Jabaquara.

Estiveram presentes no evento, além do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Mizael Conrado, e do vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, Leandro Cruz, ministro do Esporte, Linamara Rizzo Battistella, secretária de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Carlos Renato Cardoso Pires de Camargo, secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo, Adler Teixeira, prefeito de Ribeirão Pires, Luis Zacarias Araújo, vice-prefeito de Santo André, Ana Maria Alvares, diretora do Instituto Padre Chico, e Fátima Marques , prefeita regional do Jabaquara.

“Esse é um momento muito especial para o Comitê Paralímpico Brasileiro e também para a comunidade paralímpica do Brasil. Perceber que as pessoas com deficiência iniciavam atividades físicas tardiamente sempre me entristeceu, porque elas não tinham a oportunidade no tempo certo, que é a idade escolar. Por este motivo, nós iniciamos o projeto, que visa dar oportunidade para que essas crianças possam começar a praticar atividade física no tempo ideal”, disse Mizael Conrado.

Neste semestre, já estão matriculados cerca de 330 alunos, com a possibilidade de chegar até 500, até o fim de 2018. As aulas tiveram início em 2 de abril. Vale lembrar que podem participar apenas residentes na cidade de São Paulo e de municípios vizinhos, e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
As crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é oferecido transporte em locais estratégicos nos municípios parceiros. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras, e às terças e quintas-feiras em dois horários: 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

O programa conta com a parceria para detecção de alunos das prefeituras municipais de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, Mauá, Rio Grande da Serra, São Paulo, Mairinque e com o Instituto Padre Chico, instituição paulistana especializada em ensino para deficientes visuais.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br, contendo idade, tipo de deficiência e a cidade de residência ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar.

Informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)