Nova linha de ônibus fará o etinerário Centro Paraolímpico - Metrô Jabaquara

Iniciativa inédita garante maior acessibilidade e inclusão ao transporte público. A linha 605A/10 terá veículos 100% acessíveis, começará a circular no dia 17 de março e transportará, em média, 2.500 pessoas por dia.

Pela primeira vez atletas, funcionários e frequentadores em geral poderão ir e voltar do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro utilizando uma linha do transporte coletivo municipal projetada especialmente para as necessidades de pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A SPTrans desenvolveu uma configuração inovadora de miniônibus com acessibilidade completa, e sem catraca, para acomodar até quatro cadeiras de rodas.

Com isso, os frequentadores do Centro de Treinamento Paralímpico, no km 11,5 da rodovia dos Imigrantes, perto da estação Jabaquara, poderão fazer seus deslocamentos a partir do Metrô de forma mais rápida, confortável e, principalmente, segura, já a partir de 17 de março, quando a nova linha, batizada de 605A/10 Centro Paralímpico - Metrô Jabaquara, começa a operar.

A previsão é que uma média de 2.500 passageiros sejam transportados por dia útil. A nova linha, operada pela Mobibrasil, terá 3,9 km de extensão, que deverão ser percorridos em cerca de 15 minutos, e partidas com intervalos de 15 minutos.
Para a Prefeita Regional do Jabaquara, Fátima Marques, a iniciativa “é um trabalho construído em parceria, pois é importante para a população do Jabaquara que precisa se descolar para a 97 º Distrito Policial , SP Expo ou Centro Paraolímpico Brasileiro, mas é fundamental para as pessoas com deficiência que dependem das atividades do Centro Paraolímpico Brasileiro. A partir desse trabalho, estamos dando mobilidade com segurança a milhares de pessoas durante todo o período. Isso é um resgate a cidadania e assegurar os direitos de todos. Além de atender a toda demanda da região por transporte e segurança nesse por transporte e segurança nesse percurso”

O novo miniônibus não tem catraca e é equipado apenas com um validador de passagens. Os veículos da linha têm piso baixo e porta dianteira com acesso por meio de rampa. Há ainda suspensão pneumática com sistema de movimentação vertical, o que permite o rebaixamento do veículo para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros.
Outra novidade importante é a presença de um auxiliar dentro dos veículos. Este funcionário ficará responsável por ajudar na locomoção dos cadeirantes.

Fabricados pela Marcopolo/Volare com carroceria modelo Access, os miniônibus têm 8,9 metros de comprimento, motor traseiro, ar-condicionado, tomadas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos e capacidade total para 36 passageiros, incluindo os quatro cadeirantes.


Mais investimentos em acessibilidade

Atualmente a frota do sistema de transporte coletivo conta com 14.379 veículos, sendo que 92,6% dos ônibus já são acessíveis. Com a nova licitação do sistema, 100% da frota terá obrigatoriamente itens de acessibilidade.
A minuta do edital prevê ainda que a frota do Atende+, serviço para pessoas com deficiência motora severa, passe das atuais 438 para 500 vans. Com 1,2 milhão de viagens por ano e 1,2 milhão de quilômetros rodados por mês, o Atende+ tem hoje em sua base 9.337 passageiros, sendo 5.319 pessoas com deficiência e 4.018 acompanhantes.
“A SPTrans trabalha em várias frentes para garantir acessibilidade. Desde a ampliação da capacidade de atendimento do Atende+, até a incorporação de novos ônibus acessíveis na frota de ônibus, tudo é feito pensando também nesta população com necessidades especiais”, explica o diretor de Operações da companhia, Paulo Cézar Shingai.
Na atual gestão, o atendimento a pessoas com deficiência também passou a ser feito por cerca de 100 táxis pretos, com motoristas treinados e veículos adaptados. Já a central telefônica do Atende+ foi reforçada com mais funcionários, e o horário de atendimento ao público foi ampliado, passando a ser feito sempre das 5h às 23h, inclusive nos fins de semana e feriados.

Serviço
Confira abaixo o itinerário da linha 605A/10 Centro Paralímpico – Metrô Jabaquara, a partir de 17 de março:

Ida: Centro Paralímpico, acesso e via marginal à Rodovia dos Imigrantes, acesso e rotatória, Viaduto Matheus Torloni, Rua Getúlio Vargas Filho, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça. José Luz, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça. Dácio Pires Correia, Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda, Rua Nelson Fernandes e Estação do Metrô Jabaquara.

Volta: Estação do Metrô Jabaquara, Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Rua Nelson Fernandes, Rua Gen. Manuel Vargas, Pça, José Luz, Rua Gen. Manuel Vargas, Rua Getúlio Vargas Filho, Viaduto Matheus Torloni, acesso e via marginal à Rodovia dos Imigrantes, acesso e Centro Paralímpico.