CODEAGRO e CESANS promovem cursos sobre alimentação saudável em parceria com Prefeitura Regional do Jabaquara

Cursos serão ministrados com aulas práticas e teóricas, com foco na qualidade de vida e geração de renda

Texto: Secretaria de Agricultura e Abastecimento /
Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios

Promover a alimentação saudável e aliar isso a geração de renda, é um dos objetivos do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CESANS), vinculada a Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO) que oferece diversas oficinas, gratuitas, a população de São Paulo. Em parceria com a Prefeitura Regional de Jabaquara, o CESANS irá realizar os cursos durante um ano. As oficinas acontecerão uma sexta feira por mês com carga horária de quatro horas, por turma.

O coordenador da Codeagro, José Valverde, reforçou que segurança alimentar deve estar em todas as discussões. Para isso, a Secretaria da Agricultura disponibiliza o Cesans para capacitar e levar orientações sobre alimentação saudável e com qualidade. "Esta temática é agenda frequente do governador Geraldo Alckmin e do secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim".

A proposta, de acordo com a diretora do Centro, Milene Massaro, é levar além de informações quanto à importância da alimentação, como ainda utilizar as técnicas para promoção da geração de renda de muitas famílias. A parceria com a Regional é fruto de um trabalho desenvolvido desde o ano passado e que será reforçado em 2018. Desta vez, os cursos serão ministrados na Paróquia São João Batista, para turmas, de até 25 pessoas, com duração de 4 horas, com ações teóricas e práticas. “As aulas servirão como base para aqueles que querem profissionalizar-se na área de alimentação, e oferecer produtos saudáveis e com qualidade”, reforça Milene.

A Prefeita Regional do Jabaquara, Fátima Marques, destacou que “esse curso é importante para a região, pois possibilita não só uma educação alimentar como favorece o crescimento de micro empresas, contribuindo com a ampliação de renda. Para 2018 optamos por mudar o local do curso favorecendo assim outros pontos na região e podendo ampliar a capacitação para mais pessoas”. Em 2017, o curso aconteceu no CEU Caminho do Mar e atendeu 122 pessoas que receberam a orientação do setor.

Entre os temas será oferecido “Diga Não ao Desperdício” sobre aproveitamento integral de alimentos, no qual, as pessoas são conscientizadas sobre o desperdício, e como as cascas, talos e folhas podem ser transformados em receitas culinárias incríveis, além do curso Diet, que consiste em oferecer receitas caseiras sem a adição de açúcar. Os participantes receberão orientações sobre alimentos diet e light, uso de adoçantes, diabetes e alimentação saudável.

Como os cursos tradicionais como aqueles de bolos, pães e salgados, não podem ficar de fora, Milene afirmou que a novidade deste ano, são as marmitas saudáveis. As velhas e conhecidas “quentinhas” ganharam destaque e estão em alta, mas desta vez, agregando valor e qualidade dos produtos.

As crianças não ficarão de fora. O programa conta com a oficina “Brinque e Aprenda”, que de forma lúdica traz informações que vão desde o plantio até o alimento no prato. “A cartilha traz informações bem didáticas sobre a importância da alimentação saudável, higiene, manipulação de alimentos e receitas que as próprias crianças podem preparar.


Serviço
O curso é uma realização da Codeagro / CESANS em parceria com a Prefeitura Regional da Jabaquara. A Paróquia São João Batista, fica na Rua Mianos, 122 – Jabaquara. Informações: 3397-3200. As vagas são limitadas a 25 participantes, por turma, e duas nutricionistas estarão à disposição para ministrar as aulas.

Confira os temas que serão trabalhados:
- 23/02 Aproveitamento de Alimentos;
- 16/03 Diet;
- 13/04 Sanduiches
- 18/05 Congelamento
- 15/06 Bolos
- 20/07 Pães Caseiros
- 17/08 Salgados
- 14/09 Brinque e aprenda – exclusivo para crianças
- 23/11 Receitas Natalinas
- 07/12 Biscoitos