Prefeitura Regional Jabaquara emite Cartão de Estacionamento para Idoso

Atendimento iniciado em 11 de dezembro já entregou 818 cartões de estacionamento para idosos da região.

A emissão do Cartão de Estacionamento para Idoso na Prefeitura Regional Jabaquara começou em dezembro com foco no perfil da região. Atendo parte da zona sul, este é o oitavo posto de atendimento descentralizado do DSV para emissão da Autorização Especial, indispensável para a utilização das vagas destinadas aos idosos nas vias da cidade e em estacionamentos de estabelecimentos privados de uso coletivo, como shoppings e supermercados, sujeitos à fiscalização da CET desde setembro deste ano.

O posto da Prefeitura Regional Jabaquara funciona na Av. Engenheiro Armando de Arruda Pereira, 2.314, Jabaquara, das 9h às 17h, exceto feriados e dias de ponto facultativo.

Em menos de 2 meses, já foram atendidos 818 idosos. Esse número, em curto espaço de tempo, reflete o perfil da região e comprova a necessidade do serviço descentralizado. Segundo o último Censo Demográfico, realizado pela Supervisão de Saúde em 2010, o Jabaquara apresenta uma população de idosos substancial, ocupando o 3º lugar no ranking da cidade de São Paulo, com 17,8% de idosos apresentando mais de 60 anos e, na faixa dos 80 anos, ocupa o segundo lugar.

O DSV reforça que não é necessário solicitar a Autorização Especial presencialmente, pois também recebe as solicitações via correio e envia o documento para a residência dos solicitantes sem custo (abaixo mais informações).

Para retirar o cartão do idoso é necessário realizar um agendamento prévio, conforme orientações abaixo:

Passo a passo para agendar solicitação do Cartão de Estacionamento para Idoso:

- Fazer o cadastro no Sistema Unificado de Autorizações Especiais (SUAE), no portal da Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) no seguinte link: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/ST1656_Internet/PaginasPublicas/Home.aspx
- Após cadastro, selecionar a opção “Idoso”;
- Clicar no item “Requerimento de Estacionamento de Idoso” e informar se o requerente tem alguma incapacidade para assinar o formulário;
- O formulário de solicitação do cartão com os dados do requerente é gerado de forma online e automática
- Selecionar a opção “Agendar”, na parte inferior direita do formulário online;
- O idoso deve escolher a data e o horário do atendimento presencial na sede do DSV ou nos outros quatro postos descentralizados para realização do serviço;
- Após o agendamento é necessário imprimir o formulário e assiná-lo
É importante ressaltar que é preciso levar o formulário de solicitação do cartão impresso e devidamente assinado, além de cópias simples de RG, CPF e comprovante de residência.


Internet e Correios

O DSV reforça que não é necessário solicitar o cartão presencialmente. O procedimento pode ser realizado pela internet e pelos Correios.
Os requerimentos necessários para a solicitação de cartões de estacionamento para idoso estão disponíveis no portal da SMT e também podem ser enviados por correio para o DSV, por meio da Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970.
Os cartões são enviados em um prazo médio de 15 dias úteis para os Correios, que farão a entrega final dos documentos à casa do solicitante.

Mais informações confira no link:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/autorizacoes_especiais/index.php?p=21225