Alunos do curso de alimentação saudável realizado no Jabaquara recebem certificado

Em uma parceria município e estado mais de 110 famílias foram capacitadas no programa de geração de renda

 No dia 12 de dezembro ocorreu no CEU Caminho do Mar a formatura dos alunos do Curso de Alimentação Saudável realizado durante o ano de 2017. O trabalho iniciou-se com uma palestra sobre o tema, explicando a importância de cada alimento e seu aproveitamento. Depois houveram 5 cursos, cada um com capacidade para 25 pessoas. Os cursos trataram desde a confecção de biscoitos até o processo de congelamento de alimentos na confecção de marmitas.

Os cursos foram uma parceria construída entre a Prefeitura Regional do Jabaquara e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), com apoio do CEU Caminho do Mar. Eles foram ministrados pela equipe de nutricionistas da CODEAGRO e possibilitaram o aprendizado de técnicas para aproveitamento e manipulação de alimentos, até a preparação de novos pratos possíveis de serem comercializados . Foram mais 120 famílias atendidas no programa, que tiveram a oportunidade de rever conceitos e criar novas fontes de renda.

Na ultima edição, no dia 08 de dezembro, os participantes ainda tiveram o apoio do SEBRAE Móvel , o que motivou alguns a pensarem em seu próprio negócio.

Dessa iniciativa já saíram novas confeiteiras que tem atuado na comunidade como é o caso de Gislaine Souza. Ela participou de todas as edições e destacou “ com o curso aprendi a medida certa de cada prato, o aproveitamento de materiais, as técnicas de higiene e a montar cardápios e preços. Agora meu sonho é ter meu próprio negócio, pois já tenho encomenda de produtos”

Durante a formatura, que teve a presença do Titular da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, José Valverde, representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, houve destaque para a importância da iniciativa e a participação da comunidade no programação. Valverde destacou “ que com esse aprendizado os participantes podem multiplicar a informação, levando para suas comunidades novos conceitos, mais saudáveis e novas possibilidades de renda”.

A Prefeita Regional do Jabaquara – Fátima Marques relatou “ a cada edição víamos a satisfação dos participantes e como eles aproveitaram a informação. Foi gratificante ver o resultado se refletindo na comunidade”.
Alguns participantes não estavam presentes na cerimônia de entrega do certificado, mas isso não abalou o clima de confraternização e orgulho.

A agenda de 2018 já está pronto, começa dia 23/02 – Aproveitamento de Alimentos.

Confira os melhores momentos

Fotos da Formatura (Parte 1)
Fotos da Formatura (Parte 2)